Dados do Trabalho
TÍTULO
Síndrome de HELLP em paciente com covid grave – um relato de caso
CONTEXTO
HEELP é uma síndrome em gestantes caracterizada por hemólise, aumento das enzimas hepáticas e plaquetopenia. Em grávidas com COVID-19, a gravidade do quadro pode estar relacionada com distúrbio inflamatório sistêmico provocado pela infecção por SARS-CoV2.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
N. B., 39 anos, previamente hígida, G1, IG 25 semanas e 1 dia, procura pronto atendimento obstétrico com história de mialgia, cansaço, dispneia e febre com piora gradual há 9 dias, com teste rápido antígeno para COVID-19 positivo há 5 dias. É internada, saturando 94% em ar ambiente, e ofertada máscara de Hudson à 11 L/min. Após dessaturação a 15L/min, no dia seguinte, é encaminhada para a CTI para manejo clínico de dispneia. Após 4 dias da internação, incapaz de manter bom parâmetro ventilatório, foi realizada intubação orotraqueal. No mesmo dia após procedimento, constata-se óbito fetal com ausência de ausculta do batimento cardíaco fetal por sonar e ecografia sem fluxo ao doppler. Apresentou pico pressórico máximo de 200/100 mmHg e relação proteinúria/creatininúria de 7,55. É iniciado indução de parto com misoprostol para resolução de pré-eclâmpsia grave, entretanto, evidencia-se considerável piora nos exames laboratoriais, com plaquetopenia e elevação de enzimas hepáticas, caracterizando síndrome de HEELP. Dessa forma, é indicado cesárea de urgência para resolução mais breve do quadro, ainda no leito da CTI, pois não haviam condições clínicas para transporte para o Centro Obstétrico. Após 21 dias da internação, em virtude da instabilidade do quadro de choque séptico refratário, paciente evolui a óbito.
COMENTÁRIOS
Acreditamos que a interação da fisiopatologia das doenças hipertensivas da gestação e a infecção pelo coronavírus tenha a capacidade de acelerar a deterioração do compartimento materno-fetal, aumentando a incidência de prematuros e óbitos maternos, servindo de alerta para a prática obstétrica.
PALAVRA CHAVE
síndrome de hellp; covid; coronavírus; gestante
Área
OBSTETRÍCIA - Doenças Infecciosas
Autores
Vinícius dos Santos Conejo, Lívia Aniz Vieira, Rita de Cássia Borges Chapon, Geórgia Guedes Cruz, Filipi Miguel Pietroski, Cibele Borges Mendonça, Belkiss Sperandio de Sá