59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

Teratoma Cístico Maduro Bilateral em Gestante de Alto Risco: Relato de Caso

CONTEXTO

O teratoma cístico maduro do ovário é um tumor de células germinativas majoritariamente benigno, comumente unilateral, com prevalência alta nas mulheres em idade fértil. Os casos desses cistos na gravidez têm sido cada vez mais reportados. Embora frequentemente desapareçam no decorrer da gestação, sua permanência pode acarretar em ruptura, torção, parto prematuro, além do risco de malignidade. Nesse contexto, há o dilema entre os riscos de uma abordagem cirúrgica na gravidez e os riscos de uma neoplasia anexial não tratada. Assim, a conduta médica depende da presença de sintomas, fatores de risco, tamanho do tumor e desejo de fertilidade, podendo ser realizado acompanhamento clínico ou cirurgia com retirada parcial ou completa do tecido ovariano acometido.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente de 37 anos, gestante, histórico de 2 gestações e 2 partos prévios, idade gestacional de 37 semanas e 1 dia, 7 consultas pré-natais, portadora de hipertensão arterial sistêmica sem necessidade de terapia anti-hipertensiva, diabética gestacional dependente de insulina e em tratamento para sífilis (VDRL 1/4). Realizada cesariana a termo devido à hipertensão e diabetes. Recém-nascido do sexo feminino, vivo, Apgar 9 e 9. Durante revisão dos anexos uterinos foram identificados múltiplos cistos ovarianos bilaterais, os de maior diâmetro em ovário direito com 15 cm e em ovário esquerdo com 10 cm. Realizada ooforectomia esquerda por torção do pedículo ovariano e sangramento intra-operatório e ooforoplastia direita com exérese de 3 massas de conteúdo seborreico e piloso. Exame anatomopatológico evidenciou teratoma cístico maduro e imunohistoquímica revelou presença de anexos cutâneos, tecido glial, plexo coróide, tecido adiposo, além de extensas áreas de luteinização no tecido ovariano, sem componente imaturo ou maligno. A paciente foi orientada a seguimento ambulatorial para avaliação do ovário direito.

COMENTÁRIOS

Na cirurgia ginecológica há controvérsias quanto à melhor abordagem para tratamento dos tumores de ovário. Em relação ao teratoma cístico maduro, é mais viável o tratamento de cistos descobertos durante a gravidez que apresentam mais de 6 cm. No presente relato, apesar de serem cistos maiores que 6 cm, não houve tratamento durante a gestação, visto que eles foram diagnosticados intra-parto. Logo, é importante o acompanhamento e vigilância pré-natal adequada, para que o planejamento do tratamento seja feito da forma mais rápida possível, de modo a reduzir possíveis complicações durante a gestação.

PALAVRA CHAVE

Teratoma Cístico

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

Luísa Soldati Bastos Rezende, Izabella Cardoso Lara, Izadora Novaes Bohier, Juliana Tancredo Carlini, Letícia Berçam Scultori, Franco Luís Salume Costa, Carolina Loyola Prest Ferrugini

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo