59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

TERATOMA MADURO BILATERAL ENCONTRADO EM UMA GESTANTE ATENDIDA NUM HOSPITAL DA AMAZÔNIA OCIDENTAL: RELATO DE CASO

CONTEXTO

Os teratomas ovarianos são geralmente divididos em subcategorias: císticos maduros, imaturos e monodérmicos. A incidência de massas anexiais na gravidez é de 1 por 1.000 gestações, deles, 3% são malignos. A maioria dessas massas é assintomática e o diagnóstico geralmente é feito por um achado casual na ultrassonografia obstétrica. O mais comum é no segundo trimestre.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Gestante 25 anos, tercigesta, com idade gestacional de trinta e três semanas, com o quadro inicial de dor abdominal e lombalgia a esquerda, sem alteração ao exame obstétrico. Na ultrassonografia foi evidenciado oligodramnio e imagens sugestivas de teratoma. Em exame de urina evidenciou infecção urinaria acentuada, sendo então conduzida ao parto cesariano, quando a mesma já se encontrava-se no termo, com ooforectomia bilateral realizado punção aspirativa, saída de liquido cítrico gelatinoso mais presença e fio de cabelo, observado presença de dente. O resultado histopatológico informou teratoma bilateral maduro.

COMENTÁRIOS

Diante do exposto, nota-se a importância do acompanhamento ultrassonográfico, não apenas para investigação fetal mais também para busca ativa de outras patologias que acometem a mulher , para diagnostico precoce e conduta no intra-operatório.

PALAVRA CHAVE

Teratoma; Maduro; Gestante;

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO SIMÕES, LUCAS SIMÕES LAMEGO, GLAUCIA SIMÕES LAMEGO, PABLO MARCIO RIBEIRO FREITAS, TARCIANE PANDOLFI FREITAS

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo