Dados do Trabalho
TÍTULO
Regressão completa da infecção por HPV e da NIC III em espécime cirúrgico após tratamento com terapia fotodinâmica: Relato de caso
CONTEXTO
A neoplasia intraepitelial cervical (NIC) de alto grau é o precursor do câncer cervical. A infecção pelo papiloma vírus humano (HPV) é fortemente presente nessa neoplasia. O tratamento da NIC é geralmente realizado pela excisão da zona de transformação (EZT). A terapia fotodinâmica (TFD) tem se mostrado, também, como um tratamento promissor.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Relatamos um caso de uma paciente jovem, de 20 anos, com NIC III tratada com TFD mediada pelo ácido metil aminolevulinato (MAL). Foi aplicado 2,5 g de MAL, em forma de creme a 20% (w/w) na noite anterior ao tratamento e realizado a iluminação do colo uterino em duas sessões, com um intervalo de 2 semanas, usando um probe com LEDs emitindo 630 nm, com uma fluência de 120 W/cm2. A NIC III e a presença do HPV de alto risco foram eliminados 120 dias após a segunda sessão. Não houve recorrência após 10 meses de seguimento.
COMENTÁRIOS
Este relato de caso usando TFD mediada pelo MAL mostrou a cura completa da paciente com NIC III e a eliminação do HPV de baixo e de alto grau com apenas duas sessões de TFD, colocando este método como uma possível opção para o arsenal terapêutico das NICs.
PALAVRA CHAVE
Neoplasia Intraepitelial Cervical, Infecção por papilomavírus, terapia fotodinâmica.
Área
GINECOLOGIA - Patologia do Trato Genital Inferior
Autores
Welington Lombardi, Flavia Vicentin Silva, Carolina Fernanda Silva, Gabriela Arruda Silva, Marina Abud Ferreira, Carla Freitas, Luciana Borges Lombardi