59º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia

Dados do Trabalho


TÍTULO

ROTURA UTERINA DEVIDO A GESTAÇÃO ECTÓPICA EM CICATRIZ DE CESÁREA

CONTEXTO

A gravidez ectópica ocorre quando a nidação se faz fora da cavidade uterina. Tem incidência entre ​​1% - 2% de todas as gestações e os locais mais típicos são as tubas uterinas. As principais complicações são: sangramento vaginal, dor abdominal, insuficiência placentária, rotura uterina e óbito fetal. Destacando a rotura uterina, quando há o rompimento da musculatura, podem haver quadros de hemorragia materna obstétrica, dor abdominal intensa, aumento das taxas de histerectomia puerperal e de mortalidades materna e fetal.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

EAA, feminino, 18 anos, G3P2A0C2. Admitida no serviço com história de gestação recém diagnosticada por teste urinário. Não iniciou pré-natal. Referiu sangramento vaginal há 1 dia, associado a dor abdominal em cólica, negou outras queixas e comorbidades.
Ao exame da admissão, bom estado geral, anictérica, acianótica, afebril, hipocorada ++/4+ e desidratada +/4+, hemodinamicamente estável. PA:110x80 mmHg. Abdome flácido, doloroso à palpação profunda difusamente, útero não palpável. No especular, sangramento vaginal residual com presença de material amorfo em canal vaginal. Toque vaginal: colo grosso, posterior; orifício interno fechado.
Ao USG TV: óbito embrionário compatível com 11 semanas, acentuada presença de líquido livre, associada a grumos em região pélvica. Sinais de hematoma retro e periplacentário.
Paciente submetida a laparotomia exploradora devido abdome agudo hemorrágico. Inventário da cavidade com visualização de gestação ectópica em cicatriz de cesárea anterior, na transição do istmo-corpo, realiza histerectomia abdominal total com preservação de ovários bilateralmente. Durante ato operatório, transfusão de 3 concentrados de hemácias.
Evolui no pós operatório (PO) hemodinamicamente estável, consciente e em bom estado geral. Após o 2ª dia de PO é programada alta hospitalar.

COMENTÁRIOS

A cicatriz de cesárea uterina é localizada em topografia normalmente de implantação tópica do zigoto. Logo, adiciona uma área de inviabilidade gestacional iatrogênica ao útero, aumenta a probabilidade de uma gravidez ectópica, e impacta também no difícil diagnóstico da mesma por ultrassonografia. Em vista desta associação entre cesárea prévia e potenciais complicações, incluindo histerectomia, faz-se necessário a ponderação de cesáreas eletivas e o encorajamento à informação e escolha consciente da paciente gestante. Além de evidenciar a demanda de métodos mais eficazes de diagnóstico e protocolos de tratamento para tal patologia.

PALAVRA CHAVE

Gravidez Ectópica, Rotura Uterina, Cesárea.

Área

OBSTETRÍCIA - Obstetrícia Geral

Autores

Débora de Freitas Britto Rêgo, Ana Karina Borges de Moura, Fernanda Lopes de Araujo, Ana Clara Santana Nogueira, Camila Côrtes Ribeiro, Juliana de Amorim Santos , Bárbara Valadao Junqueira Leite, Ana Carolina Moreira Ramiro

Adicione na sua agenda: AppleGoogleOffice 365OutlookOutlook.comYahoo