Dados do Trabalho
TÍTULO
RELATO DE CASO: TUMOR CEREBRAL PRIMÁRIO EM GESTAÇÃO AVANÇADA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
CONTEXTO
Os meningiomas são neoplasias intracranianas primárias relatadas frequentemente, entretanto um tumor cerebral durante a gestação é um fato raro colocando a mãe e o concepto em risco de vida. É o tipo histológico mais encontrado durante a gestação, o qual tem como fatores de risco associados a exposição hormonal (endógena e exógena) e radiação. O momento oportuno para a ressecção tumoral dependerá da gravidade do quadro neurológico e da idade gestacional. Gestantes com tumores cerebrais requerem abordagem individualizada de seus cuidados sob orientação de uma equipe multidisciplinar.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Gestante, 24 anos, G2P1CA0, idade gestacional de 35 semanas. Há 1 mês iniciou quadro de não verbalização e dificuldade em se alimentar, associada à rigidez de nuca há 15 dias e rigidez de membros inferiores e superiores há 7 dias. Deu entrada na urgência obstétrica de um serviço hospitalar universitário com quadro de obnubilação, afasia de expressão, obedecendo apenas a comandos simples ocasionalmente, tetraparesia com hiperreflexia global e espasticidade mais pronunciada em dimídio esquerdo. Pupilas mióticas e simétricas. Estrabismo divergente à esquerda Glasgow 11. Realizou tomografia computadorizada de crânio apresentando lesão expansiva em região frontal direita captante de contraste com desvio de linha média e sinais de hidrocefalia. Com diagnóstico de hipertensão craniana secundária à lesão expansiva e em decorrência do elevado risco para o binômio mãe-feto foi realizado parto cesariana sem intercorrências, com nascimento de recém-nascido sexo feminino, apgar 8/9. Após o procedimento, a paciente foi encaminhada para hospital terciário com equipe de neurocirurgia. Paciente esteve internada durante 26 dias, em que foi realizado a ressecção de meningioma para-falcino frontal gigante através de microcirurgia para ressecção multilobular, hemisferectomia e calostomia. A biópsia evidenciou meningioma meningotelial grau 1 com positividade para ki-67 em torno de 10%, receptor de progesterona e antígeno epitelial de membranas. Evolui com recuperação de estado neurológico, segue em acompanhamento ambulatorial e não apresenta nenhuma sequela do quadro.
COMENTÁRIOS
Este relato é importante pois trata a condução da gestação portadora de um tumor cerebral recém diagnosticada e com complicações clínicas graves, relacionadas à doença primária, como a hidrocefalia e hipertensão intracraniana e ressalta a importância do acompanhamento pré-natal para garantir condições de saúde materna e vitalidade fetal.
PALAVRA CHAVE
MENINGIOMA. GESTAÇÃO DE ALTO RISCO. TUMOR CEREBRAL
Área
OBSTETRÍCIA - Gestação de Alto Risco
Autores
RENATA MEDEIROS WANDERLEY GADELHA, YSABOR EMANUELE SANTOS PEREIRA LIMA, ANA LIVIA QUEIROGA DE SÁ GADELHA, Gabriela Tejo Bezerra Ribeiro Nogueira