Dados do Trabalho
TÍTULO
SINÉRGISMO NA COMBINAÇÃO DE ALENDRONATO SÓDICO COM VITAMINA D NO MANEJO DA OSTEOPOROSE PÓS-MENOPAUSA
OBJETIVO
Avaliar a eficácia da utilização da terapia combinada de alendronato de sódio (ALN) e vitamina D (VD) no metabolismo ósseo de mulheres em tratamento de osteoporose pós-menopausa.
FONTE DE DADOS
Foram pesquisados ensaios clínicos randomizados (ECR) indexados nas bases de dados BVS, Web of Science, PubMed, ScienceDirect e Scopus que comparavam a associação de ALN e VD com a monoterapia de ALN. A busca foi realizada usando os descritores “Osteoporosis”, Postmenopause, Bone regeneration, Alendronate, Vitamin D unidos por booleano AND. A fim de aumentar a sensibilidade da busca, incluíram-se sinônimos, indexações e termos prévios ou derivações do assunto.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
As duplicidades, relatos de casos, revisões literárias, livros e editoriais bem como publicações anteriores a 2000 foram excluídas. Foram incluídos artigos preenchendo os seguintes critérios: ECR; população de mulheres na pós-menopausa com osteoporose tipo I, alto turnover ou ativa ou osteopenia em risco de desenvolver fraturas por fragilidade e sem outras comorbidades que possam estar relacionadas com o metabolismo ósseo ou mineral, como câncer e HIV, e ausência de tratamentos recentes com agentes que afetam o metabolismo ósseo ou do cálcio; intervenções terapêuticas com o uso combinado de ALN e VD; comparação da intervenção terapêutica combinada com a terapia isolada de ALN; e relatou os resultados de interesse (alterações em parâmetros do metabolismo ósseo – Paratormônio (PTH) e VD) como resultado primário ou secundário. Assim, seis ECR foram selecionados para esta revisão.
COLETA DE DADOS
Periódico, primeiro autor, ano de publicação, país, tamanho da amostra, desenho do estudo, critérios de seleção, dados demográficos da população, tipo de intervenção, duração do acompanhamento, níveis séricos de PTH e VD inicial e final foram extraídos. Além da coleta de dados, dois autores realizaram uma avaliação independentemente do risco de viés nos estudos incluídos usando a ferramenta da Cochrane Collaboration.
SÍNTESE DE DADOS
4164 participantes e seus respectivos dados compuseram esse trabalho. Os estudos avaliaram diferentes domínios do metabolismo ósseo. Os trabalhos incluídos mostraram que a terapia combinada promoveu variações dos níveis séricos de PTH estatisticamente menores e maiores incrementos nos níveis de VD do que as mudanças relacionadas à monoterapia.
CONCLUSÕES
A terapia combinada de ALN com VD promove melhora no metabolismo ósseo de mulheres com osteoporose pós-menopausa.
PALAVRA-CHAVE
Alendronato de Sódio; Vitamina D; Osteoporose; Pós-menopausa
Área
GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica
Autores
José Reginaldo Alves Queiroz Júnior, Jarson Pedro Costa Pereira, Isadora Oliveira Melo, Caio César Odijas Barbos Ferreira, Claúdia Porto Sabino Pinho Ramiro, Márcia Silva Oliveira, Carina Scanoni Maia, Agostinho Sousa Machado Júnior