61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Análise comparativa do padrão de sangramento e melhora da cólica menstrual em sistemas intrauterinos liberadores de levonorgestrel disponíveis no Brasil

OBJETIVO

Comparar o padrão de sangramento e alívio da dismenorreia entre pacientes usuárias de SIU-LNG 52mg e SIU-LNG 19,5mg durante o primeiro ano de uso e, assim, investigar uma correlação dose dependente.

MÉTODOS

Este é um estudo do tipo coorte prospectivo, no qual mulheres usuárias de SIU-LNG foram acompanhadas durante o primeiro ano de uso, trimestralmente. Um total de 368 mulheres com SIU-LNG 52mg e de 385 com SIU-LNG 19,5 mg foram indagadas a cada período de 90 dias quanto ao padrão de sangramento e alívio da dismenorreia, utilizando os critérios de Belsey da OMS para sangramento e a escala analógica visual para dor.

RESULTADOS

A análise dos dados mostrou que não houve uma proporção dose dependente de melhora do padrão de sangramento e alívio da dismenorreia ao final do primeiro ano de uso com o SIU-LNG de 52mg e de 19,5mg. Entretanto, houve uma diferença quanto a velocidade de ação: o SIU-LNG 19,5mg parece alcançar mais rápido um padrão de sangramento favorável quando comparado ao dispositivo de maior dose (p=0,003), enquanto o SIU-LNG 25mg foi mais rápido no alívio da dismenorreia quando comparado ao de menor dose (p<0,001).

CONCLUSÃO

Este estudo indica que o SIU-LNG de menor dosagem parece atingir mais rapidamente um padrão de sangramento favorável e mais lentamente o alívio da dismenorreia quando comparado ao SIU-LNG de dosagem mais alta. No entanto, não há diferença significativa entre esses dois sistemas ao final do primeiro ano de uso.

PALAVRAS-CHAVE

levonorgestrel; sangramento; dismenorreia

Área

GINECOLOGIA - Contracepção

Autores

Jan Pawel Andrade Pachnicki, Samara Venazzi Tsukada