61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Sustentabilidade


FEBRASGO implanta estratégias sustentáveis no 61º CBGO visando um mundo melhor

Pela primeira vez, o congresso brasileiro da Febrasgo terá gestão de resíduos e plano para neutralização de carbono. Todos os congressistas estão convidados a colaborar.

Por Letícia Martins, jornalista especializada em Saúde

Além de promover atualização científica de qualidade para os associados visando os cuidados com a saúde da mulher, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) também vai desenvolver ações para aumentar os impactos positivos que a realização de um evento de grande porte, como o 61º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia (CBGO), traz para o ambiente e a sociedade.

Por isso, entre os dias 14 e 17 de novembro todos os congressistas, palestrantes e organizadores que estiverem no 61º CBGO no RioCentro poderão conferir e participar de ações práticas que ajudam a tornar o evento mais sustentável, contribuindo para o presente e o futuro das gerações.

O objetivo é garantir os melhores resultados na gestão dos resíduos e neutralizar a emissão de carbono gerados pela realização do evento. Para colaborar com essa estratégia, a FEBRASGO contratou a empresa Boomerang Soluções Ambientais, que tem mais de 10 anos de experiência em planos de gestão ambiental, de gestão de resíduos e de neutralização de carbono, para elaborar e implantar uma estratégia de sustentabilidade para o CBGO.

“Não faz sentido se preocupar com a saúde das mulheres e descuidar do ambiente e social. Por essa razão, estamos começando agora o futuro que queremos deixar para as próximas gerações”, declarou o presidente da FEBRASGO, Dr. Agnaldo Lopes.

O primeiro passo deste projeto começa agora, com a conscientização de todos os participantes sobre as ações que serão desenvolvidas. No evento e nos canais da FEBRASGO, os associados terão acesso a dicas e informações de como participar desse movimento.

O segundo passo é a adesão de cada congressista nessas ações durante o congresso e o terceiro passo é estabelecer indicadores e metas para demonstrar o desempenho e a evolução do evento em relação às estratégias de sustentabilidade e elaborar o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). “Os resultados desse trabalho serão vistos nos próximos anos e temos plena convicção de que o 61º CBGO será um marco histórico para a nossa federação. A partir deste evento, os congressos da FEBRASGO serão cada mais sustentáveis, fazendo a diferença a favor de um ecossistema mais equilibrado, com impacto no social, gerando empregos e oportunidades”, completou o presidente da FEBRASGO.

 

Como participar

Uma das principais formas de contribuir com o projeto de sustentabilidade é fazendo o descarte correto dos resíduos. No CBGO, haverá lixeiras identificadas em dois tipos de resíduos: recicláveis e orgânicos.

Os resíduos recicláveis serão encaminhados para as cooperativas de catadores, gerando empregos e renda a famílias locais. As instituições parceiras neste projeto que empregam 60% de mulheres, tiram o sustento de suas famílias a partir deste trabalho. Já os resíduos orgânicos, como restos de alimento, folhas e sementes, que compõem 50% do peso total dos resíduos gerados, serão destinados à compostagem.

Acompanhe as redes sociais da FEBRASGO e fique atento aos painéis de comunicação que serão instalados no CBGO para conferir outras ações.


Clique na imagem para ampliar.

Ações pós-congresso

As boas práticas ambientais devem continuar após o evento. Por isso, a FEBRASGO continuará promovendo a educação ambiental em seus canais de comunicação e convida todos os associados a fazerem o mesmo.

Além disso, a entidade irá divulgar no site o relatório de gestão de resíduos e os resultados do plano de gestão sustentável, além de propor metas para as próximas edições do congresso. Assim, a FEBRASGO reforça seu compromisso com a saúde da mulher, com a sociedade e o meio ambiente. Cuidar da saúde da mulher é também cuidar do planeta

#CBGO2023 #saudefeminina #Sustentabilidade #descarteconsciente #residuozero #ambientesustentavel