61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

TUMOR ESTROMAL DO CORDÃO SEXUAL

CONTEXTO

O tumor estromal do cordão sexual pertence ao grupo dos tumores ginecológicos do cordão sexual/estroma ovariano. Esse grupo tumoral ovariano quando benignos representam menos de 4% das neoplasias benignas ovarianas, e quando malignas representam menos de 8% das neoplasias malignas ovarianas. Poderão ser hormonalmente ativas, levando a quadros de pseudopuberdade precoce, virilização e irregularidades menstruais. Embora de natureza maioritariamente benigna, é importante fazer o diagnóstico diferencial com os tumores sólidos malignos do ovário, ou doença metastática de outro local, como do trato gastrointestinal ou de mama. A doença é mais comumente diagnosticada no período da menopausa e perimenopausa, mas pode ocorrer em mulheres jovens. Esse trabalho apresenta um relato de caso e revisão de literatura a cerca de uma paciente feminina de 33 anos que foi diagnosticada com tumor estromal do cordão sexual.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente de 33 anos vem ao consultório médico devido a alteração encontrada em um exame de ultrassonografia transvaginal que evidenciou uma tumoração na topografia de ovário esquerdo, nega dor em baixo ventre ou alterações padrão urinário ou na sexualidade como virilização e alterações no ciclo menstrual. Em uso de anticoncepcional hormonal oral apenas com progestogênio há 5 anos, nega outras medicações de uso contínuo. Nega gravidez ou aborto prévio, etilismo ou tabagismo, perda ou ganho de peso não intencional. Relata menarca aos 14 anos e sexarca aos 18 anos. Apresenta 61 kg e altura de 1,69 m, IMC: 21.4 kg/m². Exame especular sem alterações e massa palpável ao toque vaginal bimanual. Foram solicitados exames de imagem complementares, e posteriormente a paciente foi submetida a laparotomia exploradora, sendo realizada a exérese da massa associada a salpingooforectomia unilateral esquerda. No exame anatomopatológico, a peça descrita pesava 271g e os achados histopatológicos foram compatíveis com tumor estromal do cordão sexual favorecendo fibroma celular em ovário esquerdo.

COMENTÁRIOS

O tumor estromal do cordão sexual é um diagnóstico por si só, bastante incomum, principalmente quando em adulta jovem, visto que é mais frequentemente relatado no período da menopausa e perimenopausa. Esse diagnóstico ocorre geralmente associado com manifestações endócrinas, porém o tipo subtipo tumoral relatado não cursa com alterações hormonais, fato que limita os achados clínicos e torna-se uma identificação dada pelo exame anatomopatológico.

PALAVRAS-CHAVE

tumor ovariano; tumor estromal; cordão sexual;

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

VANESSA TEIXEIRA CEZAR, MIGUEL TONOLI