Dados do Trabalho
TÍTULO
Malformações congênitas induzidas por drogas teratogênicas
OBJETIVO
As malformações congênitas são comumente associadas a diversos fatores, sendo um deles o uso de medicações teratogênicas. Essas drogas são comumente utilizadas fora da gestação por indicações médicas devido a uma patologia materna prévia, porém algumas devem ser substituídas assim que confirmada a gestação para prevenir resultados indesejados na saúde do concepto. O objetivo deste trabalho é analisar a indução de malformações fetais pelos medicamentos teratogênicos disponíveis atualmente na indústria farmacêutica.
FONTE DE DADOS
As bases de dados utilizadas foram a Biblioteca Virtual de Saúde Regional (BVS) e a National Library of Medicine (PubMed). A busca pelos artigos foi efetivada considerando os descritores “teratogenic”, “induced” e “malformations”. Foram incluídos no estudo artigos publicados nos últimos 10 anos (2013 a 2023).
SELEÇÃO DE ESTUDOS
A busca resultou em um total de 10.049 trabalhos. Foram encontrados 5.964 artigos na base de dados PubMed e 4.084 artigos na base de dados BVS. Foram excluídos os artigos sobre malformações causadas por substâncias ionizantes e doenças maternas, maleficências do álcool durante o período embrionário e artigos fora do tema abordado.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Após a aplicação dos filtros e dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 9 artigos na base de dados PubMed e 30 artigos na base de dados BVS, sendo que 2 artigos foram duplicados entre as plataformas utilizadas. Dos 37 estudos selecionados, 32 são estudos observacionais e 5 são ensaios clínicos controlados.
SÍNTESE DE DADOS
Dos artigos observados, os principais causadores de malformações fetais foram os fármacos antiepilépticos, porém os estudos relataram também defeitos congênitos presentes em conceptos de pacientes em uso de drogas antiasmáticas, Varfarina, Metotrexato e Misoprostol.
CONCLUSÃO
As anormalidades congênitas podem ser prevenidas e evitadas ao substituir o uso de medicações teratogênicas, que ratifica a importância da realização do acompanhamento pré-natal para garantir uma orientação precoce e tentar diminuir as elevadas taxas de malformações relacionadas com o uso de teratógenos.
PALAVRAS-CHAVE
Teratógenos; Anormalidades Congênitas; Anormalidades Induzidas por Medicamentos
Área
OBSTETRÍCIA - Predição / prevenção de doenças no ciclo gravídico puerperal
Autores
Gabriella Pacheco Costa, Lohayne Marins Teixeira Rossi Coutinho