61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE ENDOMETRIOSE EM MULHERES DE UM AMBULATÓRIO DE REFERÊNCIA EM DOR PÉLVICA CRÔNICA

OBJETIVO

O objetivo principal deste estudo foi realizar o levantamento da prevalência dos casos de endometriose no ambulatório de referência em Dor Pélvica Crônica (DPC) do Hospital-Escola Emílio Carlos da Faculdade de Medicina de Catanduva no ano de 2021. Como objetivos secundários, analisar o perfil de tratamento clínico e cirúrgico destas pacientes e averiguar a prevalência de outras causas de DPC

MÉTODOS

Trata-se de estudo transversal baseado em coleta de dados retrospectivos em prontuário médico de pacientes atendidas no ambulatório especializado em dor pélvica crônica do Hospital-Escola Emílio Carlos da Faculdade de Medicina de Catanduva no período de janeiro a dezembro-2021. Estes dados foram coletados e analisados estatisticamente por meio da plataforma RedCap-RESEARCH ELETRONIC DATA CAPTURE

RESULTADOS

Foram levantados dados obtidos a partir da análise de 128 prontuários de pacientes atendidas no ano de 2021. As pacientes eram mulheres em idade reprodutiva, principalmente de etnia branca, e a maioria delas relatou DPC com uma duração média de 32 meses. A endometriose foi diagnosticada em 56% dos casos de DPC, enquanto outras condições, como cistos de ovário e miomatose uterina, foram identificadas nos demais casos.
A ressonância magnética da pelve foi o método diagnóstico mais utilizado para investigar a endometriose, seguido pela ultrassonografia transvaginal. No tratamento clínico, os medicamentos mais utilizados foram Dienogeste, contraceptivos orais combinados e progestágenos orais e injetáveis.
Cerca de 53,5% das pacientes precisaram de tratamento cirúrgico invasivo, principalmente devido à refratariedade ao tratamento clínico, presença de endometrioma grande, infertilidade ou lesão do aparelho urinário.
A maioria das pacientes diagnosticadas com endometriose já havia passado por cirurgias abdominais anteriores, principalmente cesáreas; além disso, muitas delas apresentaram outras patologias associadas.

CONCLUSÃO

Este estudo conclui apresentando dados que chamam atenção sobre à alta prevalência de endometriose como causa de dor pélvica crônica no hospital de referência de Catanduva-SP, por tratar-se de dados de um ambulatório específico de DPC que abrange Catanduva e região. Em seus objetivos secundários, a ampla variedade etiológica da DPC também se mostrou estatisticamente variável em sua prevalência, assim como a literatura, e bem como o alarmante número de DPC sem causa aparente, e a alta prevalência de cirurgias prévias ao início dos sintomas, sendo a cesariana a principal.

PALAVRAS-CHAVE

Endometriose; Dor pélvica crônica; Prevalência

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Leticia Ferracini Lenharo Hayashi, Luana Granuzzio Bernardino, Luan Rizzo Parra, Juliana Gomes Maciel, Rafaela Melin Miranda