Dados do Trabalho
TÍTULO
INCIDÊNCIA DE CHLAMYDIA TRACHOMATIS EM GESTANTES DIAGNOSTICADAS COM RUPTURA PREMATURA DE MEMBRANAS OVULARES
OBJETIVO
Identificar a incidência da bactéria CHLAMYDIA TRACHOMATIS através de teste rápido em gestantes diagnosticadas com ruptura prematura de membranas ovulares, estabelecendo o perfil da paciente a partir de sinais e sintomas durante a gravidez, frequência no pré-natal, complicações na gestação anterior e conhecimento sobre a prevenção das doenças.
MÉTODOS
É uma pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e laboratorial. A amostra da pesquisa foi constituída de 20 gestantes diagnosticadas com ruptura prematura de membranas ovulares atendidas em uma maternidade pública do Rio de Janeiro, aplicação de teste rápido para identificação da bactéria CHLAMYDIA TRACHOMATIS e questionário para estabelecer a perfil da paciente.
RESULTADOS
60% das gestantes da pesquisa tiveram teste rápido positivo para CHLAMYDIA TRACHOMATIS, 50% delas eram assintomáticas para doença. 70% delas fizeram menos de 6 consultas de pré-natal ou nenhuma consulta. 85% das gestantes com teste rápido positivo disseram não conhecer medidas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.
CONCLUSÃO
As altas taxas de infecção por chlamydia trachomatis podem estar associadas à falta de conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção. Durante o pré-natal, os profissionais de saúde devem passar informações sobre medidas preventivas e incentivar o uso de preservativo na gestação.
PALAVRAS-CHAVE
chlamydia trachomatis; ruptura prematura de membranas ovulares; infecções sexualmente transmissíveis; prevenção; pré-natal
Área
OBSTETRÍCIA - Doenças infecciosas na gestação
Autores
Liege Vidal Araujo , Juciney Ricardo Cotrim Pacheco, Nilson Gomes , Juliana Alvim Pacheco