Dados do Trabalho
TÍTULO
PAPEL DA INFECÇÃO GENITAL FEMININA POR CANDIDA NA INFERTILIDADE: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE
OBJETIVO
Avaliar a relação da presença de fungos do tipo Candida no trato genital feminino e sua relação com a infertilidade conjugal.
FONTE DE DADOS
Foi desenvolvida uma revisão sistemática, onde realizou-se uma pesquisa abrangente nas bases de dados Medline, Embase, Web of Science, Google Acadêmico e Cochrane Library. A estratégia de busca utilizou palavras-chave padronizadas como “candidiasis” e “infertility”, combinados com seus respectivos sinônimos. A pesquisa foi limitada a estudos em humanos, sem nenhuma restrição de idioma.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Dois revisores, de forma independente, fizeram a leitura de títulos e resumos através do software Rayyan. Os estudos potencialmente relevantes foram lidos de forma completa, e os que se enquadraram nos critérios de elegibilidade foram incluídos. Foram selecionados estudos que avaliaram mulheres em idade reprodutiva com e sem infertilidade e que relacionavam a presença ou não de candidíase
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Os estudos que preencheram os critérios de inclusão tiveram seus dados extraídos por dois revisores. Os resultados foram expressos por meio de tabelas e gráficos. Para as análises, foi usado a medida de associação Odds Ratio (OR) com intervalo de confiança de 95% (IC 95%), utilizando software RevMan (versão 5.4).
SÍNTESE DE DADOS
Foram incluídos nesta revisão sistemática oito estudos, publicados entre 1995 e 2021 em diversos países no mundo. Dois estudos foram excluídos após análise de sensibilidade. Foram incluídas 909 participantes no grupo de mulheres inférteis e 2363 mulheres no grupo controle A idade das mulheres avaliadas variou entre 18 e 50 anos. O modelo de efeito randômico foi utilizado e mostrou não haver diferença significativa na comparação de candidíase entre mulheres férteis e inférteis OR: 1.44; IC95% 0.86, 2.41 p= 0,17.
CONCLUSÃO
Não foi observado associação entre candidíase e esterilidade feminina.
PALAVRAS-CHAVE
candidíase; infertilidade; infecção vaginal; disbiose; revisão sistemática
Área
GINECOLOGIA - Epidemiologia
Autores
Ana Luiza Córdova, Stefani Zilli, Tamy Colonetti, Maria Laura Rodrigues Uggioni, Lidia Rosi Medeiros, Ana Cristina Macedo Lacerda, Antonio José Grande, Maria Inês Rosa