Dados do Trabalho
TÍTULO
USO DA METFORMINA NO TRATAMENTO DA DIABETES NA GESTAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA
OBJETIVO
Avaliar a segurança e aplicabilidade do uso da metformina na gestação no tratamento da diabetes.
FONTE DE DADOS
A busca das publicações ocorreu nas bases de dados PubMed e Lilacs, incluindo referências dos últimos 5 anos e nos idiomas inglês e português.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Foram encontrados 398 estudos englobando os últimos 5 anos de publicação (entre 2018 e 2023) e nos idiomas inglês e português, em busca dos descritores relacionados ao tema. Destes artigos, foram excluídos artigos duplicados, dissertações e artigos fora da temática. Com isso, foram selecionados para o estudo 17 artigos.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Primeiro, foi escolhido o tema e estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão e as fontes de dados a serem utilizadas, através da análise dos títulos e análise dos resumos. Os descritores foram estabelecidos de forma a se associarem ao título do trabalho. A análise deu-se a partir dos artigos selecionados pelos critérios de inclusão e exclusão.
SÍNTESE DE DADOS
A metformina é uma droga hipoglicemiante amplamente difundida e disponível no Sistema Único de Saúde. Por este motivo, o uso na gestação torna-se um aliado para melhor controle glicêmico das pacientes diabéticas, como também nas pacientes com síndrome dos ovários policísticos que cursam com resistência à insulina. Durante a pesquisa, estudos relevantes mostram fortes evidências de que a metformina é segura do início ao final da gravidez, sem risco de malformações congênitas ou abortos espontâneos. Em uma das revisões, foi observada redução significativa do risco de ganho de peso materno, hipertensão gestacional, hipoglicemia materna, peso ao nascer, hipoglicemia neonatal e internação em unidade de terapia intensiva neonatal. Além disso, mostrou-se que a medicação via oral é mais aceitável para as mulheres do que a terapia com insulina. Ainda, há algumas evidências de que a metformina está relacionada à obesidade infantil na prole ou distribuição corporal de gordura alterada. Apesar disso, a insulina mantém-se como droga de primeira linha no tratamento da diabetes na gestação.
CONCLUSÃO
As atuais evidências mostram que a metformina é uma droga segura e eficaz na gestação e pode trazer benefícios potenciais para gestantes e recém-nascidos em termos de resultados maternos e fetais. Mais estudos com seguimento a longo prazo de prole exposta à metformina in utero são necessários para fornecer evidências para o uso futuro de metformina na gravidez.
PALAVRAS-CHAVE
metformina; gestação; segurança; diabetes gestacional
Área
OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco
Autores
ANA PAULA BARBOSA DE LIMA FERNANDES, HANNA DE AZEVEDO MEDEIROS, MARIA DANIELA DA SILVA, THAZIO HENRIQUE SOARES CARDOSO DE SOUZA, CAROLINA PINHEIRO PEREIRA, ANNA GABRIELA DOS SANTOS SILVA, SOFIA KELLY DE MEDEIROS, MICHELLY NÓBREGA MONTEIRO