Dados do Trabalho
TÍTULO
Relação entre o câncer de ovário e o uso de terapia hormonal: uma revisão sistemática
OBJETIVO
O alvo desta revisão é identificar e analisar as evidências científicas sobre a relação do uso de terapia hormonal (TRH) em pacientes previamente tratadas para câncer de ovário ou em pacientes em tratamento peri ou pós menopausa realizando uma revisão sistemática da literatura.
FONTE DE DADOS
As bases de dados utilizadas para a produção desta revisão sistemática foram Google Scholar e PUBMED.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Foram selecionados artigos que atenderam os filtros: meta-análise, ensaio clínico e realizado em humanos. Os descritores utilizados foram: “Ovarian Epithelial Carcinomas” OU “Epithelial Ovarian Cancer” E “Ovarian Neoplasm” OU “Ovary Neoplasm” OU “Ovary Cancer” OU “Ovarian Cancer” OU “Cancer of Ovary” OU “Cancer of the Ovary” E “Hormone Replacement Therapy” de forma isolada e combinada. Foram excluídos os estudos que não contemplavam o assunto.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Todos os artigos eleitos foram lidos de forma idônea por dois autores. Foram incluídos sete estudos na revisão (1 relato de caso, 1 caso-controle e 5 meta-análises). As intervenções e os resultados variaram, entretanto, a implementação da terapia hormonal foi a intervenção abordada entre os estudos. As discrepâncias foram resolvidas por discussão entre o dois revisores.
SÍNTESE DE DADOS
Os dados da literatura são controversos. Alguns estudos são resistentes em relação à prescrição de TRH para as pacientes afirmando que existe algum risco de recidiva ou de desenvolver o câncer de endométrio, mesmo não existindo muitas evidências científicas sobre o tema. Outros estudos já afirmam que a TRH pode aumentar a qualidade de vida da paciente e que os riscos são mínimos. Antes da decisão de usar a TRH, um aconselhamento preciso deve ser imprescindível, a fim de individualizar com base nos riscos e benefícios potenciais, incluindo um acompanhamento próximo. No entanto, acredita-se que, a TRH pode ser prescrita considerando individualmente cada paciente para minimizar os sintomas da menopausa e doenças relacionadas à redução hormonal.
CONCLUSÃO
Futuros estudos, incluindo ensaios clínicos randomizados (ECRs) bem desenhados são necessários, pois esta é uma área importante para mulheres com sintomas da menopausa, sendo ela fisiológica ou química após tratamento cirúrgico para câncer de ovário, principalmente porque os médicos muitas vezes relutam em prescrever TRH neste cenário.
PALAVRAS-CHAVE
Câncer de ovário; Neoplasia ovariana; Terapia de reposição hormonal.
Área
GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica
Autores
Júlia Moreira, Mariana Melo, Anna Bovareto, Victória Ruas , Pedro Tannure