61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Métodos diagnósticos de Toxoplasmose Congênita: Revisão Sistemática

OBJETIVO

Investigar o estado da arte de métodos diagnósticos em casos de toxoplasmose em gestantes e recém nascidos (RN).

FONTE DE DADOS

Buscou-se ensaios clínicos controlados e randomizados, em humanos, nos últimos 10 anos nas bases de dados MedLine e SciELO em 22-05-2023. Consultou-se o MeSH, utilizando os descritores: “congenital toxoplasmosis”,“Congenital Toxoplasma gondii Infection”,“Fetal Toxoplasmosis",“Prenatal Toxoplasmosis" e “Diagnosis”. Como limitação, encontra-se a amostra pequena de alguns estudos, sendo que 6 tiveram n<300.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Encontramos 47 estudos, incluímos aqueles que abordaram sobre métodos diagnósticos em gestantes e RN e excluímos os que não tinham como foco de análise o diagnóstico. 7 artigos foram selecionados e a escala PRISMA foi aplicada.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Consideramos estudos que abordavam métodos diagnósticos​, com estudos baseados em amostras de sangue pelo método de teste ELISA, PCR, ISAGA, Imunoscreen e ImmunoComb Toxo.

SÍNTESE DE DADOS

O exame diagnóstico da toxoplasmose em gestantes se baseia na detecção de IgG e IgM anti-T.gondii por ELISA. O teste de avidez de IgG em amostra de sangue de RN em papel filtro no teste do pezinho se mostrou ser um bom método para a avaliação de toxoplasmose congênita, pois a baixa de avidez em RN sugere toxoplasmose neste. O ImmunoCombToxo IgG e IgM consiste em um teste rápido​ para a dosagem de anticorpos IgG e IgM, feito em gestantes. Os imunoensaios ImunoscreenToxoplasmose IgM e IgG, avaliam a sorologia de IgM e IgG em amostra de sangue de gestantes, com especificidade e sensibilidade acima de 90%. O Ensaio de Aglutinação (ISAGA) consiste em um método de detecção feito em crianças cujas mães tiveram toxoplasmose aguda na gestação, com sensibilidade e especificidade para IgM e IgA > 100%. O diagnóstico feito pela PCR permite a detecção de DNA do parasita. Nos estudos, esta técnica foi apresentada em modalidades como: nested-PCR, multiplex-nested-PCR e PCR em tempo real, sendo este último o de melhor desempenho com sensibilidade e especificidade > 98%.

CONCLUSÃO

Verificamos que, apesar do desempenho da PCR em tempo real, é relevante considerar métodos menos invasivos, visto que depende de amniocentese. Neste sentido, o teste de ELISA para gestantes, bem como o ImmunoCombToxo e ImunoscreenToxoplasmose se mostram mais promissores no sentido de propor prevenção à toxoplasmose congênita, pois avaliam sangue da gestante. O ISAGA e o teste de IgG em amostra de sangue de RN em papel filtro representam testes importantes nas condutas de toxoplasmose em RN.

PALAVRAS-CHAVE

Toxoplasmose Congênita; Diagnóstico Pré-Natal, Triagem Pré-Natal, Toxoplasmose gestacional, Testes e Procedimentos Diagnósticos.

Área

OBSTETRÍCIA - Doenças infecciosas na gestação

Autores

Fabiana Guimarães Brum Castro, Isa Maria de Camargo Silva, Harrison Carvalho Nogueira, Rachel Rocha Pinheiro Machado, Umberto Marzullo Filho