61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Aplicação de laser de baixa intensidade para trauma ou dor durante amamentação: revisão sistemática

OBJETIVO

Comparar o efeito do laser de baixa intensidade em traumas mamilares e condições dolorosas em decorrência da amamentação, por aplicação ou placebo.

FONTE DE DADOS

A busca foi feita em 22/03/2023, nas bases: bvs, cinahl, embase, proquest, pubmed, scielo, scopus,web of science, clinical trials, dare, proquest theses, google scholar, science direct, medline, cochrane. Incluídos ensaios clínicos randomizados, quase-experimentais, ensaios controlados não randomizados, estudos caso-controle, estudos de coorte e estudos transversais, utilizando: low level light therapy, would healing, nipple pain, nipple trauma e breast feeding.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Encontrados 62 artigos, sendo excluído artigos com uso do laser não relacionado à amamentação e de métodos diversos para alívio de dor ou cicatrização na amamentação.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A plataforma rayyan foi utilizada para triagem dos artigos, e seleção por título por dois revisores cegos. Após esta fase, 6 artigos foram lidos na íntegra, e 3 atendiam aos critérios de elegibilidade (tipo de estudo, com grupo placebo e intervenção, avaliação da dor e cicatrização em lesões decorrentes da amamentação durante o puerpério).

SÍNTESE DE DADOS

Em dois artigos foi constatado que houve redução do nível de dor após a primeira dose de irradiação do laser, avaliado através da escala visual analógica antes e após o aleitamento materno e a aplicação da intervenção. Quanto à cicatrização, em um artigo houve redução da área de lesão, avaliada através da mensuração com uma régua. Além disso, as pacientes participantes do estudo se sentiram satisfeitas em relação ao procedimento.

CONCLUSÃO

Conclui-se que a aplicação do laser de baixa intensidade favorece a redução do nível de dor e da área de lesão em mulheres com trauma mamilar decorrente da amamentação, quando comparadas com mulheres que não obtiveram a intervenção. A utilização do laser de baixa intensidade nos problemas decorrentes da amamentação é algo novo, com pouca evidência, o que limita o número de artigos encontrados.

PALAVRAS-CHAVE

laser, amamentação, trauma, dor, cicatrização, revisão sistemática

Área

OBSTETRÍCIA - Amamentação

Autores

Maria Victória Candida Gaitero , Ticiana Aparecida Alves Mira, Simony Lira Nascimento, Edna Jéssica Lima Gondim, Fernanda Garanhani Castro Surita