61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Principais subtipos de HPV diagnosticados no câncer de colo do útero: Uma revisão sistemática

OBJETIVO

Elaborar uma revisão sistemática a respeito dos subtipos do Papilomavírus Humano (HPV) com maior potencial oncológico e relacioná-los com o risco do surgimento de CA de colo de útero.

FONTE DE DADOS

A revisão sistemática foi realizada no mês de julho de 2022 com a busca de artigos científicos nas bases de dados eletrônicas PubMed e ScienceDirect. Os artigos utilizados foram os publicados na íntegra desde o ano de 2012 até 2022.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Os descritores foram ‘’High-risk Human papillomavirus’’ OR “hrHPV” AND ‘’uterine cervical neoplasms’’ OR “cervical cancer” AND “carcinogenisis” OR “carcinogenicity” OR “genotyping” OR “genotype.” Foram incluídos artigos originais, no idioma inglês, estando relacionados ao tema. As demais publicações foram excluídas segundo os critérios: publicações de artigos de revisão (narrativa, integrativa e sistemática) e estudos in vitro e em animais, ensaios clínicos, capítulos de livros, teses, dissertações, anais de congressos, relatórios técnicos e documentos ministeriais.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Foram selecionados 529 artigos, sendo que após a análise e aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 122 artigos foram utilizados para a revisão sistemática. Os artigos foram avaliados quanto a qualidade e risco de viés segundo critérios de classificação Quality in Prognosis Studies (QUIPS).

SÍNTESE DE DADOS

Após a análise dos artigos, observou-se, em geral, os HR-HPV mais prevalentes em infecções são HPV 16, 18, 31, 58, 52, 45, 35, 51, 39 e 33. Além disso, constata-se que os tipos de HR-HPV mais prevalentes em lesões de alto grau são HPV 16, seguido dos HPV 18, 52, 33, 31, 58, 35, 53 e 45. A vacina quadri valente, utilizada no PNI, que engloba os tipos 06, 11, 16 e 18, sendo que alguns tipos de HPVs de alto risco oncogênico ficam sem proteção, são eles os tipos 52, 33, 31, 58 e 45. Nesse sentido, vale ressaltar os benefícios adicionais da vacina nona valente, que contempla também os subtipos 33 e 52.

CONCLUSÃO

Infere-se que estudos sobre os tipos de HPV que estão mais relacionados a neoplasias de colo de útero são de suma importância epidemiológica para políticas de saúde pública, principalmente, de vacinas que protejam uma população contra os principais tipos encontrados na sua região.

PALAVRAS-CHAVE

Papilomavírus Humano; Lesão Intraepitelial de Alto Grau; Câncer de Colo de Útero; Genótipos.

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

Bruna Maria Carvalho, Bruna Campagnin Luiz, Lina Rigodanzo Marins, Ariana Centa