61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

PANORAMA DA ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO INTERIOR DA AMAZÔNIA

OBJETIVO

Identificar as variações quantitativas na oferta de assistência pré-natal no contexto pandêmico de COVID-19.

MÉTODOS

O estudo consiste em uma pesquisa longitudinal e não controlada, de abordagem quantitativa. Teve como cenário uma Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada na zona urbana da cidade de Santarém-PA, a partir da análise de prontuários de gestantes assistidas no pré-natal, que realizaram no mínimo três consultas, entre janeiro de 2019 a dezembro de 2022, independentemente da idade cronológica e gestacional. Foram excluídos prontuários sem registros das consultas, foi utilizado um instrumento de coleta de dados, onde foram registradas informações referentes a data de início do pré-natal. Para análise, foram utilizadas média e frequência absoluta. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética sob parecer nº 5.589.317.

RESULTADOS

A partir da análise de 234 prontuários de gestantes assistidas no pré-natal, destaca-se que 27,3% (64) foram registrados até dezembro de 2019, período que antecede a pandemia de COVID-19, 29% (68) em 2020, 24,8% (58) em 2021, caracterizado como período de maior avanço da pandemia, e 18,8% (44) em 2022, período de diminuição dos casos registrados de COVID-19. Houve a média de 58 atendimentos por ano analisado. Ressalta-se que mesmo com o avanço da pandemia a oferta de assistência pré-natal permaneceu efetiva, com a adoção de medidas de segurança, evidenciando a dinamicidade do programa. Ademais, o ano de 2020 teve o maior registro de atendimentos (n= 68), favorecendo a análise de que não houve diminuição na oferta de assistência pré-natal mesmo em contexto pandêmico.

CONCLUSÃO

De acordo com os resultados apresentados, constata-se que, embora a pandemia de COVID-19 tenha compelido ao isolamento da população, não houve um déficit na oferta da assistência pré-natal e consequentemente no número de inscrições (primeira consulta), o que demonstra uma adaptação do serviço às adversidades impostas nesse período e a sensibilização e consciência materna, acerca do quão imprescindível é a assistência pré-natal e o suporte dos profissionais de saúde para o desenvolvimento adequado da gestação.

PALAVRAS-CHAVE

Cuidado Pré-Natal; Saúde Pública; COVID-19.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

João Paulo Monteiro Soares, Ana Gabriela de Sousa Costa, Lena Karina Rodrigues Lameira, Letícia da Silva Rodrigues, Hélio Cabral, Nádia Vicência do Nascimento Martins