Dados do Trabalho
TÍTULO
Neoplasia de úraco em paciente gestante: um relato de caso
CONTEXTO
O úraco é um canal estreito que conecta a bexiga urinária ao alantóide no feto. Com o avanço da gestação, o lúmen do úraco se fecha e forma o ligamento umbilical médio. Neoplasias de úraco são raras e ocorrem a partir de células remanescentes do úraco; quando malignas, configuram adenocarcinomas uracais. Isto posto, este relato expõe um caso raro de neoplasia de úraco em paciente gestante, investigado a partir de uma queixa de hematúria no início da gestação e visualizado por exames de imagem.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Mulher, 35 anos, G3P1(C)A1, gestante, idade gestacional de 35+5 semanas. Realizava acompanhamento pré-natal e foi encaminhada ao ambulatório de urologia em um hospital universitário em Vitória-ES devido a queixa de hematúria no início da gestação e evidência de lesão em bexiga descoberta em USG de vias urinárias. RNM de pelve evidenciou lesão infiltrativa de limites mal definidos, comprometendo a cúpula da bexiga e a parede pélvica ântero-mediana, na altura do ligamento umbilical mediano, medindo 5,2 x 4,8 x 6,2 cm, compatível com neoplasia de úraco. Ao exame físico, apresentava massa palpável em região suprapúbica, adjacente ao útero. A paciente foi orientada sobre a importância de biópsia pré-operatória para definição de etiologia e sobre a escolha por parto normal para evitar violação da lesão durante cesariana e encaminhada ao serviço de pré-natal de alto risco (PNAR). Nele, foi orientada a indução do parto com 39 semanas e o pré-natal seguiu sem outras intercorrências. Com 39 semanas e 3 dias foi pactuado aguardar trabalho de parto espontâneo ou indução do parto com 41 semanas. Em nova consulta com a urologia, foi acordado o parto normal e cesariana em caso de impossibilidade. Após o parto, seria programada cistoscopia para biópsia e planejado o manejo cirúrgico. Com 40 semanas e 01 dia, paciente atendida em plantão noturno da maternidade, com contrações ritmadas, onde foi realizada assistência ao trabalho de parto e prescrita penicilina cristalina devido a SWAB GBS positivo durante a gestação. Parto sem intercorrências e neonato saudável.
COMENTÁRIOS
A neoplasia é mais prevalente em homens entre a quinta e a sexta década de vida, sendo inabitual sua manifestação em gestantes. A importância desse estudo é expor essa rara apresentação clínica e apontar a neoplasia de úraco como diagnóstico diferencial de hematúria, dor abdominal e massa palpável na gestação.
PALAVRAS-CHAVE
Neoplasia do Trato Urinário; Gravidez; Multidisciplinar.
Área
OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco
Autores
Giulia de Souza Cupertino de Castro, Bianca Garcia Sardi, Júlia Silva César Mozzer, Luiza Lorenzoni Grillo, Rebeca Pessanha Paes Rangel, Sarah Equer Bobbio, Carlos Alberto Faria Leite, Carolina Loyola Prest Ferrugini