61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Ooforectomia bilateral profilática em paciente portadora de mutação do gene BRCA-1: relato de caso

CONTEXTO

A mutação do gene BRCA-1 é conhecida por aumentar significativamente o risco de desenvolvimento de câncer de mama e ovário em mulheres. A ooforectomia profilática é uma estratégia comprovadamente eficaz na redução desse risco. Neste relato de caso, apresentaremos a história de uma paciente portadora da mutação BRCA-1 que optou por se submeter a essa intervenção cirúrgica, visando mitigar suas chances de desenvolver tais tipos de neoplasia. Discutiremos os principais aspectos clínicos, considerações pré-operatórias, desafios e desfechos relacionados a essa abordagem preventiva em uma perspectiva individualizada.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

T.O.P, feminina, 31 anos, com história familiar positiva para neoplasia mamária metastática, foi encaminhada ao serviço de Ginecologia em um centro hospitalar terciário com história de dor e nódulo da mama esquerda há 8 meses. Foi submetida a core biopsy, evidenciando com carcinoma ductal in situ e, em seguida, diagnosticada via biópsia incisional e análise histopatológica, com carcinoma ductal de alto grau em mama esquerda com margens comprometidas e acometimento de quatro linfonodos. Foi encaminhada para estudo genético, o qual evidenciou a presença de mutação do gene BRCA-1. Como continuidade do plano diagnóstico e terapêutico no Centro de Referência, foi submetida a adenomastectomia bilateral e reconstrução mamária, seguida de salpingo-ooforectomia bilateral profilática e histerectomia total abdominal, tendo em vista o risco aumentado de neoplasia ovariana.

COMENTÁRIOS

Este relato de caso destaca a relevância prática da ooforectomia profilática em pacientes com mutação do gene BRCA-1. Embora a associação entre essa mutação e o risco de câncer de mama e ovário seja bem estabelecida na literatura, o aconselhamento individualizado é crucial para uma tomada de decisão informada. Além disso, reforça a eficácia dessa abordagem na redução do risco de câncer, corroborando a evidência científica existente. Essa contribuição é de suma importância para a prática clínica, fornecendo informações úteis para profissionais de saúde e pacientes ao considerarem intervenções preventivas em casos similares.

PALAVRAS-CHAVE

BRCA1 Protein, Salpingo-oophorectomy, breast neoplasms

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Ana Carolina Gomes Montechiari Teixeira, Thayná Stephanie Mattozinho Pires, André Luiz Ferreira Bezerra, Natascha Stenzel Mathuiy, Jacir Luiz Balen