61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

OS BENEFÍCIOS DA DOULA NA ASSISTÊNCIA À GRAVIDEZ, AO PARTO E AO PUERPÉRIO

OBJETIVO

As doulas são profissionais que atendem às demandas das mulheres durante o período da gestação, parto e pós-parto, proporcionando nesse decorrer de tempo apoio físico, emocional e o protagonismo feminino durante o gestar. Nesse sentido, é importante discutir os benefícios da atuação dessas profissionais nos diversos setores da saúde.

FONTE DE DADOS

Revisão integrativa, a qual foi realizada em março de 2023, utilizando os descritores “Parto”, “Doula” e “Assistência Perinatal” na plataforma PUBMED.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 295 artigos, ao inserir os critérios de inclusão: texto completo, apenas em português e publicado nos últimos cinco anos, restaram 15 trabalhos, que após critérios de exclusão: textos que não respondiam a pergunta norteadora, foram selecionados, então, 5 trabalhos.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Foram coletados dados que demonstraram os benefícios da doula no processo da gravidez, parto e pós-parto e as dificuldades de atuação dessas profissionais nos setores de saúde.

SÍNTESE DE DADOS

Quatro dos cincos trabalhos selecionados foram baseados em um estudo de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com entrevistas semiestruturadas realizadas com doulas ou puérperas. Foi constatado em ambos estudos que o acompanhamento longitudinal por parte da doula garante menor tempo de trabalho de parto, maior interação da mãe com o bebê, menos chances de parir pela via cesariana, menor taxa de anestesia peridural, além de beneficiarem, no pós-parto, o aleitamento materno e diminuir a incidência de depressão pós-parto. Foi descrito, também, a dificuldade de inserção dessas profissionais no ambiente hospitalar e como parte integrante da atenção primária em saúde, uma vez que pode existir uma resistência por parte da equipe e a inexistência de regulamentação do acompanhamento da doula em muitos municípios do país. O quinto estudo trata-se de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória, em que foram entrevistadas doulas e gestoras- médicas e enfermeiras obstetras. Como resultado, tanto as doulas como as gestoras, relataram o impacto positivo do acompanhamento da doula, assim como abordaram a importância da inserção do trabalho dessa profissional no âmbito do SUS desde atenção primária à saúde

CONCLUSÃO

Evidencia-se, portanto, a relevância do papel da doula na humanização do parto e o impacto positivo no acompanhamento longitudinal na assistência materno-fetal, declarando a necessidade de implementar políticas no sistema único de saúde que garanta de forma digna a atuação dessas profissionais.

PALAVRAS-CHAVE

Doula; Assistência Perinatal e Parto.

Área

OBSTETRÍCIA - Assistência ao trabalho de parto e suas fases clínicas

Autores

Maria Luiza Vieira de Medeiros, Raquel Litterio De Bastos, Maria Luíza Braz De Almeida , Maria Helena De Medeiros Albuquerque , Maria Helena De Medeiros Albuquerque , Maria Isabel Fernandes Toquarto De Sá