61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Dor na inserção, Padrão do Sangramento Uterino e Descontinuação dos Sistemas Intrauterinos (DIU) de Levonorgestrel com 19.5mg e 52mg - Uma Revisão Sistemática

OBJETIVO

O DIU de Levonorgestrel (DIU-LNG) com 19.5mg de Levonorgestrel (Kyleena®; Bayer Healthcare) é uma opção recente de método anticoncepcional de longa duração. Além da diferença de tamanho e quantidade de hormônio ambos os sistemas de 19,5 mg e de 52mg podem apresentar diferentes indicações, porém há pouca literatura avaliando os dois. Essa revisão tem como objetivo avaliar dor durante a inserção, padrão de sangramento uterino, satisfação e descontinuação de ambos os métodos.

FONTE DE DADOS

Ensaios clínicos randomizados e ensaios clinicos controlados com pacientes representando a população feminina geral pubicados entre 2015 e 2023 foram pesquisados nas plataformas PubMed e EMBASE sem restrição a lingua ou país. A estratégia de busca foi feita utlizando os operadores booleanos "AND" e "OR".

SELEÇÃO DE ESTUDOS

A seleção de estudos foi feita com avaliação do abstract por dois revisores independentes, casos discordantes foram resolvidos por um terceiro revisor. Apenas estudos com desfecho de dor na inserção do DIU-LNG, padrão de sangramento após inserção, satisfação da paciente, aceitação e níveis de descontinuação foram incluídos nessa revisão. Estudos que avaliaram usos do DIU-LNG para outros propósitos além da anticoncepção não foram incluídos e estudos que não envolveram DIU-LNG 52 mg (Mirena®; Bayer Healthcare) ou 19,5 mg (Kyleena®; Bayer Healthcare) foram excluídos.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Os dados extraídos incluíram título, identificação dos autores, população estudada e design do estudo, jornal publicado, ano da publicação, tempo de seguimento, desfechos e resultados.

SÍNTESE DE DADOS

Os seguintes recursos parecem diminuir a dor na inserção de ambos os métodos: dinoprostona intravaginal 3mg, misprostol 200 μg vaginal, bloqueio intracervical com mepivacína 1% e lidocaína 2%, sendo que este último foi superior ao uso de Naproxeno via oral antes e após inserção. Nuliparidade, cesariana prévia e dismenorreia foram associados a maior dor durante inserção. Em um ano, em relação a ambos sistemas houve um aumento de mulheres com poucos ou nenhum dias de sangramento/spotting. A manutenção na redução do sangramento uterino com o DIU-LNG 19,5 mg foi mantido na análise após 1 e 5 anos da inserção. 96% das mulheres em uso do DIU-LNG 19,5mg relatou estar satisfeita ou plenamente satisfeita com o método, e a descontinuação com este método foi de 19,1%.

CONCLUSÃO

Demonstramos haver similaridade entre os métodos DIU-LNG disponíveis no Brasil, o que aponta para a necessidade de mais estudos comparando-os para auxiliar na seleção do método para cada paciente.

PALAVRAS-CHAVE

Levanogestrel; Dispositivos Intrauterinos (DIU); levonorgestrel releasing intrauterine system

Área

GINECOLOGIA - Contracepção

Autores

Pedro do Valle Teichmann, Giovanna Sandi Maroso, Kelly Ane Wildgrube Pinto dos Santos, Eric Marques Januario, Jaqueline Neves Lubianca