Dados do Trabalho
TÍTULO
PREVALÊNCIA DE HIPERPARATIREOIDISMO PRIMÁRIO EM PACIENTES COM OSTEOPENIA/OSTEOPOROSE NA PÓS-MENOPAUSA E SUAS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS
OBJETIVO
Identificar as características clínicas e a prevalência de hiperparatireoidismo primário (HPP) em pacientes com osteopenia/osteoporose na pós-menopausa e descrever suas características clínicas.
MÉTODOS
Estudo observacional, descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética da Instituição sob o CAAE: 69301623.5.0000.0068 e realizado no Ambulatório do Setor de Osteoporose da Divisão de Ginecologia.
RESULTADOS
Dos 910 casos de osteopenia/osteoporose pós-menopausa, foram detectados 19 casos de HPP, isto é, prevalência de 2,1%. Foram excluídos quatro casos por perda de seguimento e um caso ainda em investigação etiológica. Descrevem-se as características de 14 pacientes. A média etária foi de 55,1 anos e da menopausa foi de 48,7 anos. O diagnóstico foi efetuado pelos níveis séricos elevados de PTH (131 ± 75 pg/mL), de cálcio total (11,0 ± 0,7 pg/mL), de cálcio iônico e de cálcio urinário. Foi observada hipovitaminose D (22,0 ± 7,8 ng/dL) em 12 casos (85,7%), motivo de confusão diagnóstica. Apenas três pacientes faziam uso de anti-hipertensivos da classe dos tiazídicos (associados a hipercalcemia) e duas pacientes apresentaram litíase do trato urinário. O diagnóstico foi suspeitado pela presença de adenoma da paratireoide à ultrassonografia cervical e confirmado pela cintilografia. Houve fratura de coluna em duas pacientes. Foi identificado T-escore ≤ -2,5 em coluna lombar em 13 casos (92,8%) e em quadril em seis casos (42,8%). Alto risco de fratura do quadril pelo FRAX/ABRASSO foi observado em cinco participantes (37,7%). A exérese do nódulo foi efetuada em oito pacientes; as outras seis aguardam a cirurgia.
CONCLUSÃO
HPP é um diagnóstico diferencial importante de osteoporose pós-menopausa. Deve-se atentar aos níveis laboratoriais de PTH, cálcio sérico e iônico no tratamento das afecções osteometabólicas. Nesta casuística, foi observada a detecção do HPP em idade jovem.
PALAVRAS-CHAVE
Hiperparatireoidismo primário, PTH, hipercalcemia, fratura óssea.
Área
GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica
Autores
Caroline Panone Lopes, Sylvia Asaka Yamashita Hayashida, José Maria Soares Júnior, Isabel Cristina Esposito Sorpeso, Edson Santos Ferreira Filho, Giovana De Nardo Maffazioli, Gustavo Arantes Rosa Maciel, Edmund Chada Baracat