61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Revisão sistemática das características e resultados de simuladores artesanais e/ou de baixo custo para o ensino de procedimentos cirúrgicos em obstetrícia

OBJETIVO

Conhecer a descrição de simuladores de baixo custo e/ou artesanais para o ensino de procedimentos cirúrgicos em obstetrícia. Verificar e descrever como foram validados os simuladores e mensurardos os resultados de aprendizagem.

FONTE DE DADOS

A estratégia de busca foi aplicada nas plataformas PUBMED e SCIELO. Os termos de busca foram “obstetrícia” E “baixo custo” OU “artesanal” E “simuladores” NÃO “computador”. Foram considerados estudos em inglês, português ou espanhol e incluídos todos os tipos de estudo, sem restrições.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

A busca retornou 72 artigos. Os títulos e resumos foram avaliados e os 32 artigos que potencialmente corresponderam os critérios de inclusão foram buscados e lidos na íntegra. Dois pesquisadores independentes fizeram a seleção de artigos e um terceiro pesquisador avaliou os casos de discordância. Foram selecionados, então, oito artigos que descrevem a construção/criação/utilização de um simulador para ensino e aprendizagem de procedimentos cirúrgicos em obstetrícia.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Foram criadas planilha no programa excel com as variáveis de interesse para a inserção dos dados de cada estudo, preenchida por dois pesquisadores. As planilhas foram comparadas e corrigidas em reunião do grupo de pesquisa.

SÍNTESE DE DADOS

Os estudos são heterogêneos. As simulações buscaram o treinamento de habilidades cirúrgica para esvaziamento uterino (curetagem ou aspiração) (2), cirurgia cesariana (2), ciclagem (1), sutura hemostática ou tamponamento para hemorragia pós-parto (2) e reparo de lacerações perineais graves (1). Os materiais utilizados foram diversos e incluíram frutas, carne bovina, tecidos, silicone, prendedor de cabelo, equipos, sangue falso, entre outros. Cinco artigos buscaram avaliar a validade de face e de constructo e apenas um não obteve a validação de face. O número de aprendizes variou de 18 a 64 e, em sua maioria, foram residentes de ginecologia e obstetrícia (4). O resultado de aprendizagem foi avaliado por autopercepção dos aprendizes em todos os artigos, com alta satisfação e percepção de aumento de confiança e de habilidades.

CONCLUSÃO

Esta revisão encontrou relatos heterogêneos de construção e uso de simuladores para treinamento de habilidades cirúrgicas. Seria necessário algum tipo de padronização para mensurar características e resultados dos simuladores. Parece haver uma percepção de aumento de confiança e de habilidades pelos aprendizes, mas o risco de vieses é alto.

PALAVRAS-CHAVE

treinamento por simulação, cirurgia, obstetrícia, educação médica

Área

OBSTETRÍCIA - Ensino, treinamento e avaliação de estudantes/residentes/profissionais

Autores

Roxana Knobel, Mariana de Sales, Juliana Vieira Caixeta, Lia Guarezi Mengarda, Lai Von Wangenheim