61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

O USO DA METFORMINA NA GESTAÇÃO - UMA REVISÃO SISTEMATIZADA.

OBJETIVO

O objetivo do presente estudo é avaliar o uso da metformina na gestação, evidenciando vantagens em casos de Diabetes Mellitus Gestacional; além dos impactos no ganho de peso materno e fetal, parto prematuro e outros desfechos.

FONTE DE DADOS

Na primeira busca utilizando os descritores “metformin” and “gestational diabetes” foram encontrados nas plataformas: 793 artigos na bvsalud, 748 artigos na pubmed e 22 artigos na scielo. As pesquisas ocorreram nos dias 22 a 26 de maio de 2023. Selecionando artigos dos últimos 5 anos.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Realizada a seleção de estudos, foram encontrados 121 artigos na bvsalud, 32 na pubmed e 7 na scielo. Efetuadas as leituras completas, foram excluídos 146 artigos e 14 selecionados para coleta e análise de dados. Os critérios de inclusão foram: sobre o uso da metformina em pacientes com diabetes gestacional, desenho de estudo de ensaios clínicos randomizados, escritos em inglês, português e espanhol, publicados nos últimos 5 anos. Priorizados os que estavam disponíveis na íntegra nas plataformas pubmed, bvsalud/lilacs/medline e scielo. Foram excluídos os que fogem do tema “uso de metformina em pacientes com diabetes gestacional”, que abordem outras medicações ou patologias; com demais desenhos de estudo excetuando ensaios clínicos randomizados, os escritos em outras línguas, textos completos indisponíveis; os que não tem metodologias bem estabelecidas, com data de publicação superior a 5 anos e não abordam estudos com seres humanos.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A coleta de dados foi realizada após a leitura na íntegra dos estudos, com a produção de um quadro comparativo de metodologias e resultados para realização da análise dos mesmos.

SÍNTESE DE DADOS

Os ensaios clínicos analisados concluíram que o uso da metformina é seguro durante a gestação e apresentaram alguns efeitos. Dentre os estudos avaliados: 06 abordaram redução do peso fetal, 07 redução do peso materno, 02 estudos relataram um perfil lipídico favorável da prole, 02 evidenciaram uma redução da hipoglicemia neonatal, 02 mostraram um bom controle glicêmico e 01 que a metformina pode substituir a insulina.

CONCLUSÃO

Apesar de encontrados efeitos positivos do uso da metformina durante a gestação em comparação com outros tratamentos, ainda faz-se necessário novos estudos intervencionistas para melhor consolidação do uso da metformina na diabetes gestacional.

PALAVRAS-CHAVE

METFORMINA; DIABETES GESTACIONAL; CONTROLE GLICÊMICO; GRAVIDEZ DE ALTO RISCO.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Guilherme Thomas Ferreira Lucena, Denise Simões Chaves Barreto, Mariana Aguiar Bemfica, Luanda Santos Oliveira, Jessica Kessyla Teixeira Pereira, Rodrigo Silva Santos, Daniela Pratti Martins, Juliana Amato Dos Santos