Dados do Trabalho
TÍTULO
TAMPONAMENTO UTERINO COM SONDA DE FOLEY COMO TRATAMENTO PARA MALFORMAÇÕES ARTERIOVENOSAS UTERINAS
CONTEXTO
Malformações Arteriovenosas Uterinas (MAVU) são fístulas do corpo uterino, de origem congênita ou adquirida. A embolização das artérias uterinas (EAU) é considerado o tratamento de primeira linha. Existem relatos de uso do tamponamento uterino com sonda de Foley (TSF) com sucesso no controle de hemorragias uterinas, sendo um procedimento de baixo custo e fácil acesso. Este estudo traz um relato de caso de MAVU diagnosticada por ultrassonografia Doppler, tratado com TSF.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
S.R.S, 21 anos, G2PN2A0. Paciente admitida em 19/02/2023 por sangramento genital importante após parto normal há 8h, em outra unidade de saúde. Na admissão, quadro de sangramento importante e hipotensão postural. Realizada curetagem uterina e protocolo de hemorragia pós-parto, com alta após 3 dias. Retornou ao serviço no 28° dia pós-parto normal, após novo episódio de sangramento importante em casa. Sem relato de distermias. Ultrassonografia Doppler 17/03/2023: intensa vascularização em parede uterina anterior em continuidade com o endométrio; Pico de velocidade sistólica (PVS) 79,9cm/s. Iniciado tratamento medicamentoso, com melhora parcial do quadro. No 12° dia, apresentou novo episódio de sangramento importante, e manteve episódios moderados nos dias seguintes. Iniciado TSF por 72h, devido indisponibilidade de radiologia intervencionista no serviço. Balão inserido no dia 05/04/2023, progressivamente inflado até um total de 63ml. Retirada a sonda de Foley no dia 10/04/2023, não visualizando fluxo ao Doppler intracavitário em nova ultrassonografia, após retirada do balão. Não intercorreu com novos episódios de sangramento e recebeu alta hospitalar, para acompanhamento ambulatorial.
COMENTÁRIOS
A incidência de MAVU adquiridas pode estar aumentando devido ao aumento das intervenções uterinas, e o crescente uso da ultrassonografia Doppler. É fundamental estabelecer seu diagnóstico em casos de sangramento uterino anormal, pois procedimentos frequentemente adotados, como a curetagem uterina, são contraindicados nesses casos. A EAU é um procedimento de alto custo, de difícil acesso no serviço público, e está relacionada à formação de aderências intrauterinas de difícil resolução, permanecendo controversa sua interferência na fertilidade. Uma série de Goldrath, sobre uso de TSF, incluiu 20 casos de hemorragias ginecológicas e obstétricas, e obteve taxa de sucesso de 85%. O uso de TSF para tratamento de MAVU parece ter sucesso terapêutico, sendo válido estudos maiores sobre o método.
PALAVRAS-CHAVE
Hemorragia uterina; Fístula arteriovenosa; Hemorragia pós-parto
Área
OBSTETRÍCIA - Puerpério normal e patológico
Autores
FERNANDA DE FARIAS ALBUQUERQUE, MELANIA MARIA RAMOS DE AMORIM, ADRIANA SUELY DE OLIVEIRA MELO, THAYSE EMANUELE FRANKLIN ARAÚJO, MARIA JULIA MEDRADO MARQUES, LUCAS FELIX MARINHO NEVES, MARINA AMORIM ALBUQUERQUE