61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Histoplasmose Mamária: Relato de Caso

CONTEXTO

As mastites podem ser classificadas como lactacionais e não lactacionais (crônicas), estas podendo ter, ou não, origem infecciosa. As mastites crônicas infecciosas podem ser causadas por tuberculose, sífilis, herpes e fungos. A identificação de Histoplasma sp. em processo inflamatório crônico da mama é incomum, tendo em vista que a apresentação mais comum da doença é a forma pulmonar. Na literatura existem poucos relatos de infecção por Histoplasmose em mama.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente, sexo feminino, 42 anos, procura a mastologista devido quadro de mastite crônica após ter sofrido um trauma em mama direita, evoluindo há 4 meses, queixando-se de “mama direita roxa com ferida e secreção”. Esteve no pronto-socorro onde foi prescrito cloridrato de clindamicina por 7 dias, sem melhora. Ao exame, mama direita com área de espessamento, periareolar, e em união de quadrantes laterais, mama esquerda sem alterações, axilas e fossas supraclaviculares livres. A ultrassonografia da mama direita mostrou parênquima com sinais inflamatórios, heterogêneo, com aumento de volume e dilatação de ductos, em quadrante ínfero-lateral, compatível com mastite, nódulo hipoecoico e cisto de conteúdo denso, contornos irregulares às 8h medindo 1.9cm BIRADS0. Paciente repetiu a ultrassonografia de mamas 1 mês depois, constatando áreas hipoecoicas na mama direita formando áreas de coleção com fistulização para pele em quadrante ínfero-lateral, periareolar, associado a espessamento da pele adjacente, compatível com mastite, BIRADS2. Foi indicada uma biópsia para melhor esclarecimento, além de exames laboratoriais. O anatomopatológico mostrou mastite granulomatosa com etiologia sugestiva de Histoplasma sp. Ao questionar sobre fatores sociais e epidemiológicos, paciente relatou que em sua casa houve infestação de morcegos nos últimos meses. A conduta tomada foi a prescrição de itraconazol 200mg 12/12h uso contínuo.

COMENTÁRIOS

A Histoplasmose possui abrangência mundial e no Brasil é mais prevalente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O fungo é encontrado em excrementos de morcegos e aves, a infecção humana ocorre por inalação de partículas do fungo após manuseio do solo, frutas e árvores. O presente relato de caso tem importância pela apresentação incomum de Histoplasmose em mama, além de ser menos frequente na região norte do Brasil, trazendo assim relevância para o controle epidemiológico da doença.
*O trabalho foi submetido a Plataforma Brasil, já disponível o CAAE e comprovante de envio, aguardando parecer final

PALAVRAS-CHAVE

mastite;histoplasmose;doenças mamárias

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Mell do Carmo Marinho D'oran, Cíntia Cardoso Pinheiro, Anna Karenina Silva Guedes