Dados do Trabalho
TÍTULO
Perfil das queixas clínicas de pacientes com suspeita de endometriose: uma análise prospectiva
OBJETIVO
Avaliar o perfil das queixas clínicas de pacientes com suspeita de endometriose
MÉTODOS
Estudo prospectivo, que incluiu 220 mulheres que realizaram ultrassonografia com preparo intestinal para investigação de endometriose. Antes da realização do exame, as pacientes preencheram um questionário de sinais e sintomas. Os dados foram computados em banco de dados para posterior análise. Os números foram apresentados como média±desvio padrão e n(%). Foi realizada uma análise de frequência dos dados, no programa SPSS. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da instituição sob parecer nº 5816493.
RESULTADOS
A amostra foi composta por mulheres de idade média de 33,5 anos, sendo a maioria de etnia branca (91,8%), casada (62,7%), com grau de escolaridade superior completo ou incompleto (57,3%) e nuligestas (61,2%). A infertilidade estava presente em 24,5% da amostra analisada. Um terço das pacientes já haviam realizado videolaparoscopia até o momento da entrevista, e 29,5% já estavam em tratamento de forma empírica. Os sintomas mais frequentemente apresentados pelas pacientes foram dismenorreia e dispareunia em 84% e 67%, respectivamente. Já a dor pélvica crônica foi o terceiro sintoma mais frequente (17,3%). Outros sintomas presentes, foram disquezia, disúria, hematoquezia e hematúria. Já constipação, hipermenorreia, dor perianal, menorragia e dor lombar estavam presentes em menos de 1% da amostra.
CONCLUSÃO
A endometriose é uma condição inflamatória crônica que afeta até 10% das mulheres. Os resultados deste estudo demonstraram concordância entre os sintomas mais frequentemente apresentados na amostra e os sintomas mais prevalentes descritos na literatura, sendo eles principalmente dor pélvica crônica e dismenorreia. Além disso, a média de idade das pacientes condiz com a idade do diagnóstico descrita em outros estudos. A infertilidade é outro sintoma comumente associado à endometriose, fato que coincide com os achados deste estudo. Dessa forma, apesar de muitas vezes os sintomas da endometriose serem inespecíficos e variados, há uma prevalência dos sintomas de dor pélvica crônica, dismenorreia e infertilidade, fato que pode corroborar com o aumento da utilização do diagnóstico clínico desta patologia.
PALAVRAS-CHAVE
Endometriose; Dor pélvica; Infertilidade; Ultrassonografia; Imagem de ressonância magnética; laparoscopia
Área
GINECOLOGIA - Endometriose
Autores
Jorge Gilmar Amaral de Oliveira , Denise Nunes Oliveira, Alice Corso Enet, Melissa Rogick Guzzi Taurisano, Marina Musse Bernardes, Sergio Galbinski, Marta Ribeiro Hentschke