61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Impacto da Covid-19 na gestação: riscos para o desenvolvimento fetal

OBJETIVO

Há poucas evidências sobre o impacto da Covid-19 nos resultados perinatais. O estudo buscou identificar os riscos da infecção por Sars-cov-2 durante a gestação no desenvolvimento fetal.

FONTE DE DADOS

Uma Revisão Sistemática de Literatura foi realizada nas bases: Biblioteca Virtual de Saúde; Web of Science e Scopus, utilizando os descritores COVID-19; Pregnancy e Development, Fetal. Foram considerados artigos publicados a partir de 2020.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

A pergunta de pesquisa foi criada a partir da estratégia PICO, resultando em: quais os riscos da infecção por Sars-Cov-2 durante a gestação para o desenvolvimento fetal?. Foram incluídos artigos primários, sem restrição de idioma e com pelo menos 50 participantes. Excluiu-se artigos que não responderam à pergunta de pesquisa. Dos 716 artigos encontrados, 17 compuseram a amostra final. A ferramenta State of the through Systematic Review foi utilizada durante a seleção dos estudos e análise de dados.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A coleta e análise dos dados ocorreu, independentemente, por dois revisores. As informações extraídas dos artigos, como: título, autor, ano, objetivo, método e desfecho foram organizadas em uma tabela, utilizando o Microsoft Excel.

SÍNTESE DE DADOS

Os estudos apontaram que pré-eclâmpsia, parto prematuro e aborto espontâneo são eventos frequentes entre mulheres que foram infectadas pelo Sars-Cov-2 durante a gestação. 83,3% dos artigos demonstraram que a transmissão vertical não ocorre, ou se ocorre, sua frequência é muito baixa. No entanto, foi visto, em 62,5% dos estudos, que a exposição a um ambiente inflamatório durante a infecção materna pelo COVID-19 pode afetar o desenvolvimento fetal. O efeito a longo prazo mais relatado, em 66,6% dos estudos, foi o maior risco de desenvolver distúrbios neurológicos. A ativação imune materna foi vista como responsável pela hipomielinização, ativação microglial, dano à substância branca e redução da neurogênese no feto em desenvolvimento. A desregulação no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal fetal e materno também foi vista. A infecção por SARS-CoV-2 na gravidez não esteve associada a um efeito clinicamente significativo no crescimento fetal.

CONCLUSÃO

Ainda existem controvérsias nos efeitos fetais da covid-19 durante a gestação, o que sugere novos estudos na área. Os achados demonstram a necessidade de destinar uma maior atenção às gestantes infectadas e a sua prole para identificar e manejar possíveis consequências da infecção.

PALAVRAS-CHAVE

Covid-19; Desenvolvimento fetal; Complicações infecciosas na gravidez.

Área

OBSTETRÍCIA - Doenças infecciosas na gestação

Autores

Brenda de Santana Silva, Gilberto Santos da Silva Netto, Beatriz Lima de Macedo, Michael Ferreira Machado, Herysttawo Augustto Ramos de Farias