Dados do Trabalho
TÍTULO
Câncer de mama metastático e uso de Paclitaxel na gestação- Relato de caso.
CONTEXTO
Câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes associadas à gestação. Os principais desafios são não retardar diagnóstico e tratamento, relacionados ao pior prognóstico.Há poucos estudos sobre Paclitaxel na gestação.Resolvemos descrever este caso,pois não encontramos na literatura caso semelhante ao nosso de pico hipertensivo durante sua administração em gestante.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Gestante, 39anos, encaminhada ao pré-natal do nosso serviço por câncer de mama metastático e 27 semanas e 3 dias de gestação(março de 2022).Realizada avaliação materna e fetal, com diagnostico de restrição de crescimento.Antecedentes:com 31anos(2015) diagnosticou carcinoma intraductal invasivo na mama esquerda,luminal B,tratada com quimioterapia(QT) neoadjuvante,mastectomia,radioterapia e tamoxifeno(5 anos). Em setembro 2021,notou nódulo supraclavicular esquerdo,na 17ªsemana de gestação, com biopsia revelando infiltração por carcinoma, e encaminhada ao Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Identificado acometimento em fígado,osso e linfonodos. Com 27semanas e 6dias iniciada QT com Paclitaxel semanal.Com 29 semanas e 6 dias(3º ciclo de QT), teve pico pressórico de 180x120mmHg durante sua infusão e cefaléia, e encaminhada ao nosso Pronto Socorro, sendo internada.Durante a internação, apresentou bom controle pressórico, porém com vitalidade fetal alterada (aumento de resistência da artéria umbilical e vasodilatação da artéria cerebral média). Administrado corticoide para maturação pulmonar.Com 31 semanas e 5 dias foi interrompida gestação por alteração da vitalidade fetal e necessidade de continuidade do tratamento oncológico.Parto cesáreo, pélvico, RNmasculino,apgar 8/9/10,1168g.Alta no 2ºdia pós-parto.
COMENTÁRIOS
Câncer de mama na gestação é uma doença rara. O tratamento deve ser igual ou mais semelhante possível ao das não gestantes, sem atraso no seu início e não afetando o prognóstico materno.A quimioterapia pode ser administrada a partir do segundo trimestre da gestação.Os possíveis riscos do uso do Paclitaxel na gestação descritos são parto prematuro e restrição de crescimento fetal. No nosso estudo, a gestante apresentou pico hipertensivo durante sua administração. Portanto, embora o uso de Paclitaxel seja encorajado durante a gestação, devemos ficar atentos aos possíveis efeitos colaterais durante a sua adminstração, e sempre oferecer assistência multidisciplinar, em serviço terciário, com equipe de obstetricia, ginecologia e oncologia.
PALAVRAS-CHAVE
CÂNCER, MAMA, GESTAÇÃO, QUIMIOTERAPIA, PACLITAXEL
Área
OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco
Autores
BRUNA MATIOLE BONISSATO, ELIANE AZEKA HASE, LAURA TESTA, ANGELA TRINCONI, NICOLE KEMBERLY RIBEIRO ROCHA, ROSSANA FRANCISCO