Dados do Trabalho
TÍTULO
FATORES PREDITORES PARA PARTO VIA CESARIANA EM PACIENTES COM DIABETES MELLITUS
OBJETIVO
O objetivo deste estudo foi avaliar fatores preditores de cesariana em pacientes com diagnóstico de Diabetes Mellitus, bem como, avaliar os desfechos adversos nos recém-nascidos dessas pacientes.
MÉTODOS
Trata-se de um estudo transversal, o qual faz parte de projeto prospectivo submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local - CAAE 53225121.7.0000.5329. Avaliou-se pacientes gestantes com diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) e/ou Diabetes tipo 1 ou tipo 2 atendidas em um Hospital Público da cidade de Porto Alegre – Rio Grande do Sul. Os desfechos foram avaliados com base em características maternas e fetais. Os dados foram analisados por meio de testes qui-quadrado, qui-quadrado com correção de yates, teste exato de fisher e teste t de student, com nível de significância de 5%.
RESULTADOS
Foram avaliadas 100 pacientes gestantes com diagnóstico de Diabetes Mellitus, dentre as quais 52 tiveram desfecho gestacional via cesariana. Com base nos dados analisados identificou-se que as pacientes com cesárea prévia tiveram maior chance de novo desfecho por via alta (p<0,001). Os demais parâmetros analisados não foram significativos. A análise tipo de tratamento realizado não demonstrou diferença nos desfechos neonatais ou na indicação de cesariana. Não foi encontrado significância estatística entre a relação da via de parto com desfechos neonatais adversos. Demonstrou-se relação entre a presença de síndromes hipertensivas associadas ao diabetes mellitus com eventos adversos neonatais, tais como prematuridade, capurro abaixo de 37 semanas e necessidade de internação em UTI neonatal.
CONCLUSÃO
No presente estudo, o único fator que acarretou aumento de nascimentos por via cesariana foi a ocorrência de cesáreas prévias. O tipo de tratamento para Diabetes não mostrou diferença estatística nos desfechos, porém a presença de síndromes hipertensivas associadas ao Diabetes Mellitus foi significativa para a ocorrência de eventos adversos ao recém-nascido.
PALAVRAS-CHAVE
Diabetes Mellitus; Cesárea; Diabetes Gestacional.
Área
OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco
Autores
Mahine Braido , Laura Confortin Bonafé, Eduarda Silva, Gabriela Prevedello Oliveira , Julia Ardenghi Gonçalves, Victoria Campos Dornelles , Arthur Boschi , José Luiz Petersen Krahe