Dados do Trabalho
TÍTULO
Tendência de Crescimento da Internações por Hipertensão Gestacional Pré-Pandemia COVID-19 no Brasil: Estudo de Série Temporal entre 2008 e 2019
OBJETIVO
Estimar a tendência de internações hospitalares por hipertensão gestacional entre 2008 e 2019 na população brasileira sem o efeito da pandemia.
MÉTODOS
Trata-se de estudo epidemiológico ecológico quantitativo de série temporal, com dados coletadas através da base de dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. A pesquisa foi realizada com dados dos anos de 2008 a 2019. O desfecho do estudo foi a notificação de internamentos com causa imediata Hipertensão preexistente com complicação grave no parto e puerpério; Distúrbio hipertensivo preexistente e proteinúria superposta; Hipertensão gestacional sem proteinúria significativa; Eclâmpsia. Para verificar a tendência de internações hospitalares de gestantes por crise hipertensiva deu-se por meio da criação de um modelo de regressão polinomial pelo método Prais-Winsten. O método produz uma equação com a finalidade de explicitar o melhor padrão de relação linear das tendências do desfecho. Foi adotado um nível de significância de 5%.
RESULTADOS
Evidenciou-se um aumento no número de internamentos a partir do ano de 2017, quando comparado ao ano de 2016 em toda a série temporal (88.090 vs 100.555 internamentos), representando aumento de 14,1% no número de casos entre os anos. A elevação dos casos ocorreu numa velocidade 0,42 casos por 100 mil mulheres (p<0,001) com leve crescimento até 2019, 0,014 casos por 100 mil mulheres ao ano (p<0,001). Não existiu sazonalidade estatisticamente significativa nos meses da série analisada (p>0,05).
CONCLUSÃO
Foi evidenciado crescimento nos casos de internações por hipertensão gestacional no final da série temporal a partir do ano de 2017. Levanta-se a hipótese de possíveis efeitos da alteração da política de assistência pré-natal no sistema público de saúde para se observar essa alteração em escala nacional.
PALAVRAS-CHAVE
Hipertensão gestacional; Internação hospitalar; Cuidado pré-natal; Epidemiologia.
Área
GINECOLOGIA - Epidemiologia
Autores
Alessandra Vitória de Menezes Nunes, Luane Mascarenhas Magalhães, Cássia Fernanda dos Santos Rosa, Letícia Rocha Sobral, Johnnatas Mikael Lopes, Justo Ferraz Neto Segundo, Cyntia Cysneiros Brito, Myrthis Barros Ribeiro