61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Fatores de risco para a expulsão do Dispositivo Intrauterino: O que foi descrito até hoje?

OBJETIVO

A expulsão do dispositivo intrauterino (DIU) apesar de pouco frequente, é um medo comum entre as pacientes. Assim, esse estudo busca identificar os principais fatores de risco para a expulsão do DIU descritos na literatura atual.

FONTE DE DADOS

Foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura nas bases: Biblioteca Virtual de Saúde; Web of Science e Scopus, utilizando os descritores Intrauterine Devices; Intrauterine Device Expulsion e Risk Factors. Considerou-se artigos publicados nos últimos 5 anos.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Incluiu-se artigos primários, sem restrição de idioma e com pelo menos 100 participantes. Foram excluídos artigos incompletos e que não responderam à pergunta de pesquisa. Foram encontrados 87 artigos, dos quais 8 compuseram a amostra final

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A busca, coleta e análise de dados ocorreu por dois revisores independentes. Os dados foram dispostos em uma tabela no Microsoft Excel, contendo informações como: título, autores, ano de publicação, delineamento do estudo, amostra, objetivos e resultados obtidos.

SÍNTESE DE DADOS

Diversos fatores estiveram ligados à expulsão do DIU. 87,5% dos artigos demonstraram uma maior taxa de expulsão em indivíduos com hipermenorreia. Além disso, indivíduos com dismenorreia também tiveram um risco aumentado. Mulheres nulíparas e mais jovens apresentaram maior risco de expulsão do DIU em 62,5% dos estudos. Associado a isso, foi visto que o risco de expulsão entre as faixas etárias mais jovens parece estar mais ligado ao DIU de cobre do que aos DIUs hormonais. Ainda foi encontrado um maior risco de expulsão entre mulheres com sobrepeso e obesidade. A experiência prévia do profissional reduziu o risco de expulsão em 25% dos artigos, após pelo menos 10 procedimentos anteriores. Se tratando da inserção pós-parto, 50% dos artigos demonstraram que o risco de expulsão é menor para colocação após cesariana em comparação com partos vaginais. O intervalo de tempo desde o parto até a inserção do DIU foi significativo, uma vez que inserções que ocorreram em até 10 minutos após o parto demonstraram menor risco de expulsão.

CONCLUSÃO

Os fatores de risco para expulsão de DIU identificados estão de acordo com os fatores fisiológicos conhecidos que afetam a anatomia e fisiologia uterina. Os achados sugerem que maior atenção deve ser destinada às mulheres com dismenorreia e hipermenorreia. A qualificação profissional também deve ser priorizada.

PALAVRAS-CHAVE

Expulsão de Dispositivo Intrauterino; Contracepção Reversível de Longo Prazo; Fatores de risco.

Área

GINECOLOGIA - Contracepção

Autores

Brenda de Santana Silva, Beatriz Lima de Machado, Gilberto Santos da Silva Netto, Michael Ferreira Machado, Herysttawo Augustto Ramos de Farias