61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Impacto no diagnóstico e tratamento de câncer de mama durante a pandemia da COVID-19: uma revisão sistemática de literatura

OBJETIVO

Revisar nas evidências científicas as consequências causadas pela pandemia da COVID-19 no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

FONTE DE DADOS

A busca de dados foi realizada nas bases SCOPUS, Science Direct e BVS, no período de 2020 a 2023. Os descritores utilizados foram: Impact AND Diagnosis AND Treatment AND Breast Neoplasms AND COVID-19.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontradas 75 referências, das quais, 19 foram selecionadas e lidas na íntegra com base nos seguintes critérios: artigos originais em inglês, português ou francês, a partir de 2020 e que continham dados relacionados ao câncer de mama em mulheres durante o momento pandêmico.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Os dados foram extraídos por dois pesquisadores independentes, tabulados no Zotero e organizados em planilha. Após isso, foram elaborados resumos sobre os resultados e conclusões encontradas nos artigos analisados para auxiliar na elaboração de uma análise percentual dos estudos.

SÍNTESE DE DADOS

A partir da leitura analisada, verificou-se que 52,6% dos artigos abordaram alterações no diagnóstico de câncer de mama durante a pandemia. Desses, 80% relataram atraso no período citado, principalmente na primeira fase de confinamento e nos países subdesenvolvidos – os quais não foram compensados nos anos subsequentes. No que se diz respeito ao tratamento, 47,3% citaram modificações, especialmente associadas ao aumento na quantidade de realização de quimioterapia neoadjuvante e redução em cirurgias reconstrutivas. Por outro lado, 6 artigos avaliaram casos de neoplasias mamárias graves durante a COVID-19 e em todos, foi visto que a pandemia gerou menor impacto, quando comparado a classificações de gravidades mais leves da doença.

CONCLUSÃO

A pandemia ocasionada pelo vírus SARS-Cov-2 provocou consequências negativas no processo de diagnóstico e consequente tratamento dos carcinomas ductais, essencialmente em países menos favorecidos. Com isso, é provável que haja relação direta entre as variáveis citadas. Logo, os resultados demonstram a importância da avaliação mais detalhada dos impactos da pandemia nos casos de câncer de mama.

PALAVRAS-CHAVE

Breast Neoplasms; COVID-19; Diagnosis; Treatment

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Beatriz L Lima de Macedo, Carlos Antônio dos Santos Junior, Brenda de Santana Silva , Michael Ferreira Machado, Herysttawo Augustto Ramos de Farias, José Vitor Dias da Silva