Dados do Trabalho
TÍTULO
A IMPORTÂNCIA DO BIOMARCADOR PGP 9.5 NO DIAGNÓSTICO DA ENDOMETRIOSE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
OBJETIVO
Buscar evidências sobre o diagnóstico de endometriose através da presença do biomarcador PGP 9.5 (Protein Gene Product 9.5) na imuno histoquímica de biópsia endometrial.
FONTE DE DADOS
Consiste em uma revisão sistemática da literatura através dos bancos de dados PubMed, UpToDate e Cochrane. Foram utilizadas referências de 2013 até junho de 2023 e consultados os descritores: endometriose, biomarcadores, PGP 9.5 e imuno histoquímica.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Foram selecionados 13 artigos ao final das etapas de busca, sendo avaliados independentemente pelos autores, conforme os critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, escritos em português e inglês e os que avaliaram o biomarcador PGP9.5. Excluíram-se os artigos duplicados, dissertações e os que não atendem aos objetivos.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
A revisão foi construída em seis etapas: elaboração da questão norteadora do tema; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; extrair informações dos artigos selecionados, como data, objetivo, e principais resultados; avaliação dos estudos incluídos; interpretação dos resultados; apresentação da revisão e síntese do conhecimento.
SÍNTESE DE DADOS
Define-se a endometriose pelo tecido endometrial implantado fora da cavidade uterina, resultando uma reação inflamatória, associada ou não a dismenorreia, dor pélvica e infertilidade. O padrão-ouro para o diagnóstico é a laparoscopia, método minimamente invasivo. Então, notou-se que o avanço dos biomarcadores poderiam auxiliar no diagnóstico precoce e no monitoramento da progressão da doença. Destaca-se o PGP 9.5, pois além de ser detectado em exames menos invasivos, é responsável por captar fibras nervosas concentradas na camada mais profunda do endométrio anômalo. Foi encontrado um estudo duplo-cego com 99 mulheres comparando laparoscopia à biópsia. Logo, evidenciou sensibilidade acima de 95% e especificidade próxima de 100% para identificação da endometriose com PGP 9.5, independente da fase do ciclo menstrual. Diante disso, o marcador apresenta precisão elevada para corroborar com o diagnóstico.
CONCLUSÃO
Então, a doença afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil e se faz oportuno uma abordagem diagnóstica minimamente invasiva, para um tratamento mais precoce e melhor qualidade de vida. Conclui-se que ainda são poucos estudos disponíveis sobre o assunto e envolvendo uma população pequena, mas já apresenta resultados promissores. Assim, seria possível validar a evidência científica do PGP 9.5 nas fibras nervosas como um biomarcador de elevada especificidade para endometriose.
PALAVRAS-CHAVE
Biomarcadores; Biópsia; Endometriose; Fibras Nervosas; Laparoscopia
Área
GINECOLOGIA - Endometriose
Autores
Maria Izabel Wanderley Bezerra, Bernardo Carvalho Gomes, Gabriela de Góes Ferreira Oliveira, Maria Isabel Dantas Bezerra Lyra, Ana Regina Carvalho Armstrong, Victor Gama Pacheco Silva, Adélia Carvalho Pereira de Oliveira, Thazio Henrique Soares Cardoso de Souza