61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Perfil de puérperas hipertensas assistidas em maternidade de referência da cidade de Manaus-AM: Reflexões

OBJETIVO

Identificar o perfil de uma população de puérperas, que manifestaram formas das síndromes hipertensivas das gravidez (SHG), segundo suas características demográficas, clínicas, obstétricas e desfechos adversos.

MÉTODOS

Estudo transversal, descritivo e prospectivo de 235 puérperas, internadas em maternidade de referência da cidade de Manaus – AM. A coleta das informações fundamentou-se em entrevista e dados do sistema de prontuário eletrônico. Os resultados foram apresentados de forma descritiva e na comparação entre os subgrupos pré-eclâmpsia isolada (PE) e sobreposta à hipertensão arterial crônica (HAC+PE) aplicou-se o teste do Qui-quadrado com significância de 5%. O projeto recebeu o CAAE: 18380619.0.0000.5020.

RESULTADOS

Entre as características demográficas destacam-se faixa etária de 20 a 35 anos (56,2%), raça parda (77,5%), união estável (68,9%), ensino médio completo (44,7%) e renda familiar até três salários mínimos (68,5%). Entre as características clínicas destacam-se presença de comorbidades (93,6%) e manifestação de PE e HAC+PE com sinais de gravidade (98,4%). Entre as características obstétricas destacam-se: multiparidade (55,8%), prematuridade (47,5%), taxa de cesárea (94,5%), período de internação até três dias (11,5%), internação em UTI (9,4%) e ocorrência de um óbito materno. Chama atenção a porcentagem de falta de exames laboratoriais direcionados a gestante com SHG no momento da internação (entre 8 e 31%). Ao se estratificar a população em PE (n:154) e HAC+PE (n: 31), predominou a idade < 20 anos (18,8%) no grupo PE e > 35 anos (45,2%) no grupo HAC+PE, obesidade (48,4%) no grupo HAC+PE, primiparidade (43,5%) no grupo PE e multiparidade (80,6%) no grupo HAC+PE, houve 100% de comorbidades com um óbito materno no grupo HAC+PE.

CONCLUSÃO

Reflexões: o perfil da população de puérperas estudada, como um todo ou estratificada em PE e HAC+PE se caracteriza pela gravidade da pré-eclâmpia, com destaque para o grupo HAC+PE e pelas comorbidades associadas. Esse perfil pode refletir a associação de condições peculiares ao estado do Amazonas, relativas as condições de assistência à saúde materna: existência de maternidades terciárias e leitos de UTI apenas na capital, distâncias geográficas e dificuldades logísticas naturais, falta de investimento na atenção primária relativo a recursos técnicos e insumos associado a falta de educação continuada de médicos e enfermeiros), além da falta de condutas segundo protocolos com evidência cientifica na atenção terciária.

PALAVRAS-CHAVE

gestação, síndromes hipertensivas da gestação, pré-eclâmpsia, desfechos adversos

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Francilene Xavier Ferreira, Drielly da Silva Galvão , Larissa Fernandes Viana , Vitória Karoline Maciel Jacauna, Maria Terezinha Serrão Peraçoli, José Carlos Peraçoli