Dados do Trabalho
TÍTULO
EPISIOTOMIA E FATORES MATERNO-FETAIS ASSOCIADOS
OBJETIVO
Avaliar os fatores maternos e fetais associados à realização da episiotomia.
FONTE DE DADOS
Realizou-se uma revisão sistematizada no período de novembro de 2022 a junho de 2023, a partir do banco de dados PubMed, com o termo de indexação (Mesh) “episiotomy”.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Foram incluídos artigos originais na língua portuguesa, inglesa ou espanhola, com texto completo disponível, publicados nos últimos 5 anos. Foram excluídos estudos sem diferença estatística significativa entre o fator estudado e a episiotomia. Foram selecionados para análise 414 artigos no total.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Os estudos foram analisados por dois revisores independentes através da leitura dos títulos e resumos, dos quais 38 estudos foram selecionados para a leitura na íntegra. Após a leitura, 30 artigos foram selecionados para compor a amostra desta revisão. As variáveis foram coletadas através de um instrumento com os seguintes dados dos artigos: título, autores, ano de publicação, objetivo, tipo de estudo, local, população, amostra, sistemática de coleta de dados e resultados. Para a construção das categorias, utilizou-se a técnica de análise temática.
SÍNTESE DE DADOS
Os fatores maternos e fetais associados à ocorrência de episiotomia foram: primiparidade, variáveis sociodemográficas (mulheres jovens, maior escolaridade, maior renda familiar), 2° estágio prolongado do trabalho de parto, parto instrumental, uso de ocitocina, pré-natal e parto realizados no setor privado, espaçamento entre os partos inferior a 2 anos, idade gestacional superior a 37 semanas, intercorrências no trabalho de parto, posição horizontal, doenças maternas, história prévia de episiotomia, parto vaginal após cesariana em parto anterior, obesidade, apresentação pélvica, distócia de ombro, frequência cardíaca não tranquilizadora, mecônio no líquido amniótico e altura neonatal.
CONCLUSÃO
Os fatores associados à episiotomia mais citados nos artigos foram: primiparidade, indução do parto, segundo estágio prolongado do trabalho de parto, idade materna menor e parto instrumental. Sugere-se estudos futuros que abordem, além desses fatores, influências institucionais, profissionais, culturais e sociais para entender quais os fatores modificáveis associados à realização da episiotomia.
PALAVRAS-CHAVE
Episiotomia; Parto normal; Salas de partos
Área
OBSTETRÍCIA - Intercorrências cirúrgicas na gestação
Autores
Summer Santana Linhares , Andrea Fortes de Carvalho Barreto, Nathálie Vitória Raimundo Nogueira , Luana Teles de Resende, Hanna Vitória Da cruz Correia, Luane Mascarenhas Magalhães, Matheus Kummer Hora Guimarães, Luis Eduardo Prado Correia