Dados do Trabalho
TÍTULO
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA ALOPECIA EM PORTADORAS DE SOP
OBJETIVO
Esse trabalho tem como finalidade analisar a relação da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) com uma de suas manifestações relacionadas, a alopecia androgenética.
FONTE DE DADOS
Consiste em uma revisão sistemática da literatura baseada em artigos publicados nas plataformas Google Acadêmico, PubMed, e Scielo (Scientific Eletronic Library Online). Foram utilizadas referências dos últimos 5 anos e consultados os descritores: Alopecia em portadores de Síndrome do Ovário Policístico, alopecia androgenética e SOP.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Foram selecionados 15 artigos ao final das etapas de busca, sendo avaliados independentemente por dois autores, conforme os critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, escritos em português e inglês e os que discutiam a respeito da relação entre a alopécia androgenética e a SOP. Excluíram-se os artigos duplicados, dissertações e artigos fora da temática abordada.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
A revisão foi construída em seis etapas: elaboração da questão norteadora do tema; estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão; extrair informações dos artigos selecionados, como data, objetivo, e principais resultados; avaliação dos estudos incluídos; interpretação dos resultados; apresentação da revisão e síntese do conhecimento.
SÍNTESE DE DADOS
A partir dos artigos analisados para essa revisão bibliográfica, constatou-se que a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma endocrinopatia marcada por um hiperandrogenismo, pois ocorre alteração no ciclo dos folículos capilares, que caracteriza uma rarefação difusa dos cabelos no topo da cabeça, cujo nível dependerá do grau de acometimento. Assim, encaminha-se para um quadro de alopecia androgenética, com incidência de 37% dos casos. Tal valor contrariou a literatura, onde apontava apenas 10%. Ademais, sobre a relação das duas patologias, verificou-se que são mais passíveis a esse cenário mulheres com massa corporal aumentada, níveis de globulina ligadora de hormônios sexuais diminuídos, triglicerídeos elevados, hipertensão e presença do alelo HSD3B1 1245C.
CONCLUSÃO
Por fim, destaca-se que a alopecia androgenética em mulheres portadoras da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma manifestação com uma frequência superior ao que se acreditava antigamente, com incidência de 37%.
PALAVRAS-CHAVE
Alopecia; Hiperandrogenismo; Síndrome do Ovário Policístico
Área
GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica
Autores
Maria Izabel Wanderley Bezerra, Davi Fernandes Gonçalves da Silva, Gabriel Augusto Régis Paulo Neto de Almeida, Pedro Guilherme Pinto Guedes Pereira, Maria Isabel Dantas Bezerra Lyra, Ana Regina Carvalho Armstrong, Thazio Henrique Soares Cardoso de Souza, Adélia Carvalho Pereira de Oliveira