61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Gestação heterotópica espontânea: relato de caso

CONTEXTO

A gravidez heterotópica consiste em um evento obstétrico atípico em condições espontâneas onde gestação tópica e ectópica acontecem simultaneamente. Possui diagnóstico difícil, sendo realizado comumente quando já houve a rotura da tuba uterina. Sua incidência aumentou devido o surgimento de técnicas de reprodução assistida, ocorrendo em cerca de 1 a cada 100-500 gestações, porém, de modo espontâneo permanece um evento raro acontecendo em 1 a cada 30.000 mulheres grávidas.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

G.C.P.P, 34 anos, G3PC1A1, foi admitida no serviço de alto risco de referência do estado de Rondônia no dia 22/01/2023, com queixa de dor abdominal súbita associado a sangramento vaginal em pequena quantidade, sudorese, náuseas e vômitos. Apresentava exame beta – HCG, com resultado positivo. Realizada ultrassonografia transvaginal com presença de um saco gestacional intrauterino e implantação adequada, sem sinais de descolamento, embrião visível, medindo 32 mm de CCN e batimentos cardíacos fetais presentes. Descrevia também em anexo esquerdo a visualização de embrião medindo 29 mm e batimentos cardíacos fetais presentes. Concluindo ser uma gestação gemelar, com um feto tópico e outro heterotópico, com 10 semanas e 2 dias de idade gestacional. Realizada laparotomia, e durante o intraoperatório foi observado tratar-se da ruptura da tuba uterina esquerda. Procedida à salpingectomia esquerda, com estabilização do quadro materno. No seguimento pós-operatório foi realizada ultrassonografia evidenciando feto intrauterino em desenvolvimento.

COMENTÁRIOS

Apesar da raridade, casos de gestação heterotópica por concepção espontânea, devem ser suspeitados em todo quadro de abdome agudo com beta HCG positivo. Sendo o diagnostico e tratamento precoce imprescindível para reduzir complicações e reduzir a morbimortalidade materna e assegurar a continuidade da gravidez tópica com um desfecho obstétrico favorável.

PALAVRAS-CHAVE

Gravidez Heterotópica; Abdome Agudo; Gravidez Ectópica

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Mariana Barros de Aguiar, Carolline Araújo Bertan, Joilton Dantas Siqueira Silva, Rayssa Loraynne Barcelos, Ariella Riva Meert , Ariel Rosilda Ripardo Cabral Gonçalves , Ivanice Fernandes Barcellos Gemelli, Ester Teixeira Ton