Dados do Trabalho
TÍTULO
A EFICÁCIA CONTRACEPTIVA DO DIU DE LEVONOGESTREL (52mg) QUANDO UTILIZADO POR MAIS DE 5 ANOS.
OBJETIVO
O estudo tem por objetivo realizar uma revisão sistemática, a fim de analisar a eficácia contraceptiva do Dispositivo Intrauterino (DIU) de Levonogestrel (52mg) quando utilizado por mais de 5 anos.
FONTE DE DADOS
Para a revisão sistemática, foi realizada uma busca nas bases de dados eletrônicas PubMed/MEDLINE, Google Acadêmico e Scielo. Os DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) utilizados foram “Dispositivo Intrauterino", “Levonogestrel” e “Contracepção”, estes foram associados através do operador booleano AND. Além disso, delimitou-se os artigos publicados entre 2021 e 2023 e os que traziam informações quanto ao prazo de utilização do dispositivo.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Os seguintes critérios de inclusão foram utilizados: artigos originais, veracidade, publicados a partir do ano de 2019 e com a temática do estudo. Ademais, os critérios de exclusão foram: artigos duplicados e sem a temática procurada no título e no Abstract. Dessa maneira, foram selecionados 8 artigos para a confecção do trabalho.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
A busca dos artigos foi específica para a eficácia contraceptiva do DIU hormonal quando utilizado por mais tempo. Dessa forma, foi realizada a leitura do título, resumo e do artigo completo para a análise do tema.
SÍNTESE DE DADOS
O DIU de levonogestrel (52mg ) é indicado para contracepção, menorragia idiopática e para proteção contra hiperplasia endometrial durante terapia de reposição estrogênica. O índice de Pearl, que mede a eficácia contraceptiva, mostrou-se de 0,2% de falha em um ano. Nesse sentido, em 2022, o Food and Drug Administration (FDA) aprovou o seu uso para efeitos de contracepção por até 8 anos. Entretanto, a ANVISA não alterou a validade no Brasil, permanecendo 5 anos. Nesse viés, o estudo "The Mirena Extension Trial" avaliou o efeito contraceptivo após 5 anos de uso em 362 mulheres. Nele, foi observada proteção superior a 99% entre os 6 a 8 anos durante o uso. Além disso, uma revisão de prontuários com 766 mulheres brasileiras que mantiveram o mesmo DIU-LNG por mais de 60 meses não observou gestações durante o uso prolongado (mediana de 73 meses, variação de 61-184 meses). Dessa forma, o método mostrou possuir alta eficácia quando utilizado por mais de 5 anos.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, os estudos relataram que, para a contracepção, o DIU-LNG de 52mg se mostrou eficaz por 8 anos. Já nos casos de sangramento menstrual aumentado, a recomendação permanece 5 anos, pois os estudos para essa finalidade são limitados.
PALAVRAS-CHAVE
Levanogestrel; Dispositivos Intrauterinos ; Eficácia de Contraceptivos
Área
GINECOLOGIA - Contracepção
Autores
Isabella Eduarda De Godoy Oliveira, Louise Gomide Freitas, Julia Pereira Marques Barros de Lima , Laura Borges de Andrade, Adriana Cocinell de Lima Moura, Kerolyn Keshyley de Sousa