Dados do Trabalho
TÍTULO
CUIDADOS PALIATIVOS E DOR EM PACIENTES GINECOLÓGICOS
OBJETIVO
O objetivo principal do presente estudo foi avaliar a atenção aos cuidados paliativos e dor em pacientes ginecológicos, de um ponto de vista multidisciplinar.
FONTE DE DADOS
Com o intuito de embasamento literário, fomentaram-se, para revisão sistemática, as plataformas de pesquisa Scielo, Pubmed e Medline. Para a busca foram utilizadas as palavras chaves: Cuidados Paliativos, Dor e Câncer Ginecológico.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Foram utilizados, para elaboração da revisão literária, artigos publicados no período entre 2012 e 2022, sendo um estudo transversal, observacional e descritivo em população feminina. Foram selecionados inicialmente, por quatro pesquisadores, 21 resultados, dos quais 13 foram excluídos por serem publicados em período maior que o estipulado como padrão da linha de pesquisa, ou não pertencerem ao grupo que foi almejado. A seleção de pesquisa bibliográfica buscou limitação temporal, análise significativa e relevante de dados, assim como estrutura adequada de pesquisa.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Foram avaliados 21 estudos, conforme as palavras chave usadas, dentre os quais, apenas 8 se enquadraram no conteúdo desejado. Foram excluídos 13 trabalhos por não serem artigos, por abrangerem período maior que 10 anos ou por não se enquadrarem na semântica. Dos artigos que entraram no presente estudo, 1 falava sobre Paciente Ginecológico e Cuidados Paliativos e 7 sobre Paciente Ginecológico e Cuidados Paliativos e Dor. Através da análise de um artigo que avaliou a porcentagem de pacientes ginecológicos que receberam cuidados paliativos foi possível constatar que 13% recebeu Cuidados Paliativos e 87% não recebeu Cuidados Paliativos.
SÍNTESE DE DADOS
Foi observado um número pequeno de artigos que abrangem o assunto delimitado, possivelmente por pouca produção literária, ou por não serem fornecidos, com frequência, cuidados paliativos na Oncoginecologia. É visto uma necessidade de produção de pesquisas com resultados e estímulo de atenção a pacientes oncológicos do sexo feminino, visto a estimativa de aumento da incidência de câncer ginecológico nos próximos anos.
CONCLUSÃO
Mesmo sabendo a grande importância social e necessidade de humanização do atendimento, ainda é irrisório o número de pacientes que são acolhidos para manejo de dor e Cuidados Paliativos, no âmbito da Oncoginecologia, evidenciando a suma importância do crescimento de investimentos nessas áreas.
PALAVRAS-CHAVE
Cuidados*Paliativos; Dor; Câncer*Ginecológico; Oncoginecologia
Área
GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica
Autores
Juana Naspolini Coral, Gustavo Sangiogo Silva, Flavia Soldatelli Formighieri, Julia Mannrich Roveda