61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Análise do perfil bacteriológico das culturas de abscessos tubo-ovarianos em um hospital no sul do Brasil

OBJETIVO

Os abscessos tubo-ovarianos (ATO) são uma das principais complicações da doença inflamatória pélvica (DIP), estando presentes em um terço das internações hospitalares por DIP. A antibioticoterapia é o pilar do tratamento dos ATOs, podendo ser associada a terapêuticas intervencionistas quando indicada. Apesar de ser tipicamente polimicrobiana, é de extrema importância que se conheça o padrão de patógenos mais relacionados a essa complicação, para que assim seja possível instituir uma terapêutica adequada e resolutiva.

MÉTODOS

Foi realizado um estudo observacional de coorte retrospectiva, através da revisão de prontuários, entre janeiro de 2017 a dezembro de 2021, de 63 pacientes com diagnósticos de DIP complicada com ATO, que foram submetidas a drenagem guiada por ultrassonografia. O tratamento é associado a antibioticoterapia endovenosa. Os dados foram digitados em planilha Excel e, posteriormente, exportados para o programa SPSS v. 20.0 para análise estatística. Este estudo faz parte de um trabalho de maior magnitude, ainda em andamento. O projeto tem aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa sob o protocolo CAAE número 50047715.9.0000.5530.

RESULTADOS

Dentre as 63 pacientes analisadas, 47 tiveram a secreção drenada enviada para análise cultural. Destas, 28 apresentaram cultural negativo, 21% (10 amostras) apresentaram o crescimento de Escherichia coli, 4,2% (duas amostras) de Mycobacterium tuberculosis, 1 de Peptostreptococcus, 1 de Peptococcus, 1 de acinetomiceto, 1 de Staphylococcus aureus, uma de Candida parapsolis, 1 de Flora mista e 1 de Klebsiella pneumoniae.

CONCLUSÃO

Este resultado preliminar do estudo já é bastante significativo pois a maioria dos artigos revisados na literatura demonstram um perfil de germes encontrados nos abscessos tubo-ovarianos semelhante ao encontrado no presente estudo. Além disso, indicação de antibioticoterapia empírica com Clindamicina e Gentamicina, utilizada frequentemente como primeira linha terapêutica, é apoiada pelos resultados aqui demonstrados. Ademais, a presença eventual de germes atípicos reforça a importância da análise cultural, para que se possa guiar a terapêutica no caso de falha no tratamento empírico instituído. Com isso, conclui-se a importância da análise e do conhecimento do padrão bacteriológico dos Abscessos Tubo Ovarianos, uma vez que só assim é possível indicar oportunamente o tratamento adequado.

PALAVRAS-CHAVE

Abscessos tubo-ovarianos; bacteriologico; cultura

Área

GINECOLOGIA - Cirurgia Ginecológica

Autores

ANA PAULA STRAZAS, SUELYN CRISTINA PORTALUPI RAMOS, JESSICA BUSS, THAYNARA MAESTRI, LEONARDO JAEGER BELLINASO, VICENTE SPERB ANTONELLO, FELIPE FAGUNDES BASSOLS, ANNA LUIZA REINEHR FERREIRA