61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Uso de dispositivos intrauterinos em mulheres brasileiras: análise dos fatores ligados ao interesse

OBJETIVO

Conhecer o interesse no uso de dispositivos intrauterinos (DIU) por mulheres brasileiras e analisar os fatores associados ao interesse no uso desse método.

MÉTODOS

Estudo quantitativo transversal, realizado com 1141 mulheres brasileiras, usuárias dos serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e de iniciativas privadas, nos anos de 2021 e 2022. A amostra foi selecionada pelo método bola de neve, a partir de um questionário eletrônico, composto por questões sociodemográficas, saúde sexual e reprodutiva, métodos contraceptivos e noções sobre o DIU. Os critérios de inclusão são mulheres nulíparas, multíparas e gestantes, maiores de 18 anos e menores de 49 anos. Os dados foram apresentados em distribuição percentual e comparados a partir do teste G para tabela de contingência. Como post hoc, utilizou-se o teste de resíduo para análise das variáveis. A coleta de dados ocorreu após aprovação pelo CEP da instituição e as participantes assinaram o TCLE.

RESULTADOS

A média de idade (± desvio padrão) das participantes foi de 24,61 ± 5,30 anos. O perfil sociodemográfico predominante foi a cor branca (69,94%), religião católica (31,03%) e renda familiar entre 1-5 salários mínimos (47,24%). Cerca de 97% das participantes sabiam o que era um DIU, sendo que 59,80% responderam que gostariam de inseri-lo, e destas, 42,20% já haviam buscado um serviço de saúde, no entanto, devido aos efeitos adversos, questões financeiras, contraindicação médica, por não estarem menstruadas no dia e dor no procedimento e outros motivos, não concluíram a inserção, além daquelas que aguardam a colocação. Das participantes que gostariam de colocar, mas não procuraram um serviço de saúde, os motivos apresentados são falta de tempo, medo dos efeitos adversos e do procedimento ser doloroso, questões financeiras, falta de informação e outras razões.

CONCLUSÃO

Há interesse no uso de DIU pelas mulheres brasileiras, no entanto, barreiras como o alto custo do dispositivo hormonal e o baixo acesso à informação, que permeia o medo dos efeitos adversos e da dor no procedimento impedem a adesão. Ademais, o contexto sociodemográfico está associado ao interesse ou não em utilizar o método abordado, bem como o nível de conhecimento das mulheres.

PALAVRAS-CHAVE

Dispositivos intrauterinos; Anticoncepção; Planejamento familiar; Saúde da mulher

Área

GINECOLOGIA - Contracepção

Autores

Julia Gusmão Cardoso, Renata Fortes Siqueira, Isabella Marum Góes Ribeiro, Vanderléa Aparecida Silva Gonzaga, Roger William Moraes Mendes