61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Transplante de útero no tratamento da infertilidade absoluta do fator uterino: revisão sistematizada

OBJETIVO

Buscar na literatura evidências sobre a eficácia do transplante uterino no tratamento da fertilidade em casos de ausência uterina e/ou útero disfuncional.

FONTE DE DADOS

Foi realizada uma revisão sistematizada da literatura, em junho de 2023, com busca nas bases de dados Pubmed e BVS das produções dos últimos 5 anos.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

A partir do objetivo do estudo, foi realizada uma pesquisa aos Descritores em Ciências de Saúde (DeCS) com o intuito de selecionar os descritores “transplante”, “útero” e “fertilidade”, os quais foram cruzados nas bases de dados a partir do operador booleano “AND”, resultando em um total de 8 artigos.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Foi realizado um corte temporal, incluindo 4 artigos publicados dos últimos 5 anos, no idioma inglês, e que incluíam o tema diretamente no título. Foram excluídos estudos repetidos, não disponíveis na íntegra online e não relacionados ao tema.

SÍNTESE DE DADOS

Foi possível identificar que mulheres com AUFI, por meio do transplante de útero bem-sucedido, podem alcançar uma maternidade genética e gestacional. Estudos revelam o sucesso da realização de transplante de útero em mulheres com ausência uterina congênita em mais de 50% dos casos. Atrelado a isso, vale salientar que o transplante uterino de sucesso pode ser realizado tanto através de doador falecido como de doador vivo; sendo demonstrado, portanto, o sucesso do procedimento através de ambos. Apesar disso, vale salientar que o transplante uterino apresenta risco de complicações, pode-se mencionar, por exemplo: o risco do procedimento, complicações gestacionais, intercorrências na hora do parto, risco de imunossupressão. Por outro lado, em relação a pacientes com AUFI em virtude de histerectomia realizada devido a câncer ginecológico, um estudo revela que apenas uma paciente com malignidade ginecológica prévia - um caso de câncer cervical - teve sucesso após o transplante de útero.

CONCLUSÃO

Essa revisão revela que a prática do transplante uterino em mulheres inférteis é uma grande solução para o tratamento da infertilidade absoluta do fator uterino, sendo considerada uma alternativa viável para o desenvolvimento de uma gestação e permitindo, assim, a realização do sonho da maternidade em pacientes inférteis. Além disso, é esperado que mais estudos e mais técnicas sejam realizadas a fim de alcançar a preservação da fertilidade em pacientes com malignidade ginecológica.

PALAVRAS-CHAVE

Transplante uterino; infertilidade feminina; fertilidade

Área

OBSTETRÍCIA - Inovações tecnológicas em Obstetrícia

Autores

Juliana Freire Caetano de Figueiredo, Marília Medeiros de Matos, Giorgi Bella Varga Nobre Bezerra