61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Cerclagem uterina no século XXI: Resultados parciais de uma coorte de um centro especializado

OBJETIVO

Descrever o perfil das mulheres submetidas a cerclagem uterina em um centro especializado.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, com análise de prontuários de mulheres de um centro de referência durante o período de 2010 a 2019. Foram analisadas as características maternas, da ultrassonografia e do procedimento cirúrgico. Foi considerada como cerclagem de urgência a cirurgia realizada com o colo pérvio ou com idade gestacional ≥20 semanas. O estudo foi aprovado por comitê de ética da instituição (parecer 5.194.561, emitido em 06.01.2022).

RESULTADOS

No período analisado, foram realizadas 132 cerclagens uterinas, e trazemos os resultado da análise de 75 gestações. A idade das mulheres variou de 13 a 40 anos (26,9 ± 5,5 anos), e a idade gestacional no dia do procedimento variou de 12 a 26 semanas (17,2 ± 3,8 semanas). A maioria (61, 81,3%) era casada e apenas 16 mulheres (21,3%) tinha histórico de cerclagem em gestação anterior. Destas, apenas 09 (56,3%) foram submetidas a cerclagem eletiva. A maioria das mulheres (47, 62,7%) foi submetida a cerclagem de urgência. Seis gestantes (8%) eram primigestas, e todas foram submetidas a cerclagem de urgência. Dentre as que existem dados de ultrassonografia disponíveis (58 mulheres), o afunilamento cervical esteve presente em 09 mulheres (15,5%) e o sludge, em 02 (3,4%).

CONCLUSÃO

O perfil das mulheres submetidas à cerclagem uterina nesse centro especializado é formado principalmente por aquelas cuja cerclagem foi feita de forma emergencial. Chama a atenção o fato de que a metade das pacientes que tinham histórico de cercarem tenha sido submetida a um procedimento de urgência, o que pode apontar falhas na triagem pré-natal, ou falta de acesso ao serviço especializado em tempo oportuno.

PALAVRAS-CHAVE

CERCLAGEM; GESTANTES; EPIDEMIOLÓGICO

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Juliana Calado Vieira, Tatiane Maria Lisbôa de Lira, Ana de Fátima Azevedo Ferreira, Elias Ferreira de Melo Júnior, Debora Farias Batista Leite, Swelen Cristina Medeiros de Lima, Camilla Sousa Pereira Germano