61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

ATUALIDADE DO PERFIL MOLECULAR DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

OBJETIVO

Identificar o perfil molecular dos cânceres de colo de útero, a fim de identificar o de maior ocorrência, bem como ressaltar os de melhor e pior prognóstico na atualidade.

FONTE DE DADOS

PubMed

SELEÇÃO DE ESTUDOS


Desenvolveu-se uma revisão sistemática através de 3 etapas: elaboração da pergunta de pesquisa, levantamento de artigos científicos na base de dados Pubmed e análise crítica dos artigos incluídos.
Não houve delimitação temporal para a seleção dos artigos utilizados. Foram excluídos artigos que (1) abordassem sobre testes em animais; (2) fossem artigos secundários (editoriais, Trabalhos de Conclusão de Curso); (3) relatos de casos; (4) não se relacionavam com o problema de pesquisa.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Os artigos foram selecionados no PubMed, sendo selecionados 16 de 22 artigos, todos publicados entre 2012 e 2023

SÍNTESE DE DADOS

A superexpressão de HMGB1 ERCC1 foi associado a mal prognóstico, consequentemente ocasionando uma menor sobrevida.
A expressão de HER3 foi associada a uma na diminuição na sobrevivência de pacientes com câncer de colo de útero.
Os marcadores p16/Ki-67 não foram recomendados para mulheres de triagem com citologia atípica e de lesões intraepiteliais escamosas de baixo grau, devido à insuficiência de provas de alta qualidade.
A proteína TBLR1 é um marcador prognóstico ruim no câncer do colo do útero e desempenha um papel preditor importante na invasão e metástase do tumor.
A expressão de HIF-1α está associada a uma diminuição na sobrevida e enfatiza-se a importância do HIF-1α como um preditor para o câncer de colo de útero e pode ser um alvo potencial na terapia do câncer.

CONCLUSÃO

Diante da multiplicidade de marcadores moleculares, é necessário adquirir um aprofundamento para a integração desses na aplicação clínica e patológica, com a finalidade de otimizar o tratamento e melhorar o prognóstico desses pacientes

PALAVRAS-CHAVE

Coleta de dados; Colo de Útero; Metástase neoplásica; Citologia; Lesões Intraepiteliais Escamosas;

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

Yasmin Oliveira Soares, Hitesh Babani, Larissa Vargas Fernandes, Guilherme Henrique Souza dos Santos, Rania Gabriele Said, Adria Melissa Silva Campos, Caroline Souza dos Anjos