Dados do Trabalho
TÍTULO
A DISCREPÂNCIA ENTRE OS ÓBITOS EVITÁVEIS POR ECLÂMPSIA POR REGIÃO DO BRASIL ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2021
OBJETIVO
Analisar a diferença entre o número de óbitos evitáveis por eclâmpsia em cada região brasileira entre o período de 2017 a 2021.
MÉTODOS
Estudo epidemiológico descritivo, de abordagem quantitativa, realizado por meio de um levantamento de dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Não foi necessária avaliação da amostra pelo Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que se trata de dados de base populacional. Foram verificadas as seguintes variáveis: número de óbitos por causas evitáveis de 5 a 74 anos por eclâmpsia, regiões brasileiras e ano do óbito.
RESULTADOS
Foram notificados um total de 751 casos de óbitos por eclâmpsia no Brasil no período compreendido entre 2017 e 2021. O maior número de casos registrados foi na região Nordeste (751 / 40,5%), seguido da região Sudeste (751 / 26%), logo após região Norte (751 / 21,6%), a Centro-Oeste (751 / 6,6%), sendo a região Sul a menos afetada (751/ 5,3%). Notou-se uma discrepância entre a região Sul e a região Nordeste de aproximadamente 660%. Havendo pouca variabilidade entre os anos em estudo.
CONCLUSÃO
Considerando os números de óbitos evitáveis por eclâmpsia frente a cada região analisada é sugerido que a diferença notável entre as regiões advém de variáveis socioeconômicas que se estende por todo o período analisado no estudo. Tendo em vista que a região Nordeste é a mais deficiente em situação econômica, o que corrobora com as estatísticas de maior quantidade de óbitos evitáveis por eclâmpsia. A região Sudeste, entretanto, apesar de obter elevados índices é também a região mais populosa do Brasil, o que explicaria a elevada porcentagem.
PALAVRAS-CHAVE
Obstetrícia; Óbitos Maternos; Condições Socioeconômicas
Área
OBSTETRÍCIA - Epidemiologia das doenças gestacionais
Autores
FRANCISCA CASTRO FONTINELE NETA, LISIA RAQUEL FERNANDES PAZ, SILMARA FERREIRA DE OLIVEIRA, LARA Monteiro Sérvio De CARVALHO, JOLIE ELIAS TAJRA, NILSA ARAUJO TAJRA, VALDINAR AMORIM DA SILVA, João De Deus Valadares FILHO