61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

INFLUÊNCIA DA PANDEMIA DE COVID19 NO DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA NO PIAUÍ: ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA

OBJETIVO

Comparar o perfil epidemiológico e clínico dos casos de câncer de mama (CM) diagnosticados no Piauí antes, durante e após a pandemia de Covid19.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, de abordagem quantitativa. Para isso, utilizou-se os dados disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Não foi necessária avaliação da amostra pelo Comitê de Ética em Pesquisa, uma vez que se trata de dados de base populacional. Foi feita a comparação dos casos diagnosticados antes da pandemia, nos anos de 2018 e 2019, durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021 e após a pandemia, no ano de 2022. Foram analisados os diagnósticos por ano, sexo, faixa etária e estadiamento.

RESULTADOS

No período compreendido entre 2018 e 2021 foram diagnosticados 2983 casos de CM no Piauí. Destes, 604 casos foram diagnosticados no ano de 2018 e 639 casos no ano de 2019, período antes da pandemia. Nos anos de 2020 e 2021, foram diagnosticados 487 e 629 casos, respectivamente, demonstrando uma redução de 23,7% nos diagnósticos de CM no primeiro ano após o início da pandemia da covid-19. Quanto ao sexo e faixa etária, o perfil observado foi o mesmo entre os casos diagnosticados antes e após a pandemia, com prevalência de mulheres entre 50 e 59 anos. Em relação ao estadiamento, antes da pandemia a prevalência era de CM com estadiamento 2. Já os casos diagnosticados após o início da pandemia foram em sua maioria classificados com estadiamento 3, o que pode ser reflexo do atraso no rastreio causado pela pandemia, levando a diagnósticos de casos de CM mais avançados.

CONCLUSÃO

Conclui-se que houve queda no número de diagnósticos de CM após o início da pandemia, sobretudo no primeiro semestre de 2020. A redução dos diagnósticos de CM foi parcialmente compensada no segundo semestre, elevando-se no ano seguinte. A pandemia da covid-19 impactou o cotidiano da humanidade e do sistema de saúde mundial, influenciando no rastreamento, investigação diagnóstica e tratamento de doenças, fato este também observado no Piauí, entre os casos diagnosticados de CM neste período.

PALAVRAS-CHAVE

COVID-19, Câncer de mama e epidemiologia

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

NILSA ARAÚJO TAJRA, SILMARA FERREIRA OLIVEIRA, JOLIE ELIAS TAJRA, GIOVANNA DA ROCHA LEAL DIAS, FRANCISCO PEREIRA DE MIRANDA JUNIOR, LARA MONTEIRO SERVIO DE CARVALHO, JOAO DE DEUS VALADARES FILHO